Política

Conselho de Ministros da SADC recomenda maior atenção à integração social dos jovens

César Esteves

Jornalista

O presidente do Conselho de Ministros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), o ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, defendeu, domingo, na capital angolana, a aposta contínua nos jovens como forma de acelerar o processo de desenvolvimento da região.

11/03/2024  Última atualização 08H33
Téte António apelou aos Estados- membros a liquidarem as contribuições em atraso para a execução harmoniosa dos programas © Fotografia por: Arsénio Bravo| Edições Novembro

Ao discursar na sessão de abertura do Conselho de Ministros da SADC, que decorre desde ontem até hoje, em Luanda, o chefe da diplomacia angolana alertou que não será possível falar de capital humano para a industrialização da SADC (parte do lema da organização) sem que se preste, antes, uma atenção particular às necessidades apresentadas pelos jovens. "Acredito, vivamente, que ignorar as necessidades da juventude não é apenas míopia, mas, também, põe em risco o futuro que todos aspiramos para a nossa região", advertiu Téte António, lembrando que os jovens representam a espinha dorsal do desenvolvimento e crescimento da SADC.

O presidente do Conselho de Ministros daquele bloco regional fez saber que, apesar dos jovens representarem a maioria da população da região, com idade inferior a 35 anos, eles ainda enfrentam inúmeros desafios, entre os quais o acesso restrito à educação, ao desenvolvimento de competências, a oportunidades de emprego e aos recursos. "A nossa região é abençoada com uma grande população jovem. Estimativas recentes revelam que 75% da população total da região da SADC é composta por uma população jovem com idade inferior a 35 anos", atestou. Em função disso, Téte António considerou esta reunião do Conselho de Ministros uma oportunidade única para troca de impressões sobre o modo como a região pode capacitar e potenciar os jovens, a fim de se tornarem agentes da mudança, da inovação e do progresso e, por conseguinte, apoiar no processo de integração, industrialização e desenvolvimento sócioeconómico regionais.

O chefe da diplomacia angolana recordou que os Chefes de Estado e de Governo da SADC já criaram as condições necessárias para uma maior aposta na juventude, que permite a contribuição deles no desenvolvimento socioeconómico da região, bem como a consolidação da democracia, da paz e da segurança. "Adoptaram a Declaração sobre o Desenvolvimento e Empoderamento da Juventude, em Agosto de 2015", relembrou.

 
Atraso no pagamento das contribuições 

O atraso no pagamento das contribuições, por parte de alguns Estados-membros, foi outro assunto que mereceu destaque no discurso do presidente do Conselho de Ministros da SADC. Sobre este particular, Téte António referiu que esta situação está a fazer com que o Secretariado da organização se confronte com problemas de ordem financeira, tendo, por isso, alertado os Estados-membros nesta condição a liquidarem as contribuições em atraso, para viabilizar a execução harmoniosa dos programas da região.

O Secretariado é o órgão que coordena a implementação de programas e actividades da SADC em prol da materialização dos seus objectivos específicos e geral de erradicarem a pobreza e para alcançar a integração regional. O chefe da diplomacia angolana relembrou que, no ano transacto o Conselho de Ministros aprovou uma lista de projectos prioritários de acordo com as prioridades da SADC. Estes projectos, prosseguiu, abrangem todos os pilares, nomeadamente o desenvolvimento industrial e a integração do mercado, o desenvolvimento de infra-estruturas, o desenvolvimento do capital social e humano, a paz, segurança e governação e as questões transversais de género, as alterações climáticas e o ambiente. "Aproveito o ensejo para agradecer ao Secretário Executivo da SADC por liderar os esforços tendentes a mobilizar recursos junto dos nossos Parceiros de Cooperação Internacionais (ICP) para a implementação destes projectos prioritários", ressaltou Téte António, agradecendo, igualmente, o apoio prestado e o interesse demonstrado pelos ICP para a implementação dos projectos prioritários e em prol da agenda de integração regional.

 
Plano Estratégico Indicativo de Desenvolvimento para 2020-2030

O ministro das Relações Exteriores deu a conhecer que estes projectos constam do Plano Estratégico Indicativo de Desenvolvimento Regional (RISDP) para 2020-2030. Este Plano é um roteiro estratégico abrangente que fornece a orientação estratégica para alcançar os objectivos sociais e económicos de longo prazo da SADC. O mesmo fornece ao Secretariado da SADC e a outras instituições da organização directrizes claras sobre as prioridades e políticas sociais e económicas aprovadas pela SADC, aumentando a sua eficácia no desempenho do seu papel de facilitação e coordenação. O Plano reafirma o compromisso dos Estados Membros da SADC com a boa governação política, económica e corporativa enraizada numa cultura de democracia, plena participação da sociedade civil, transparência e respeito pelo Estado de direito. O objectivo final do Plano Estratégico Indicativo de Desenvolvimento Regional passa por aprofundar a agenda de integração da SADC, com vista à aceleração da erradicação da pobreza e a consecução de outros objectivos de desenvolvimento económico e não económico.

 
Reunião termina hoje

A reunião do Conselho de Ministros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, que termina hoje, está a decorrer sob o lema "Capital Humano e Financeiro: Os Principais Factores para a Industrialização Sustentável da Região da SADC", como reconhecimento da necessidade de desenvolver, mobilizar e aproveitar o capital humano e financeiro para dinamizar a agenda de industrialização da SADC. A reunião tem como finalidade deliberar, colectivamente, sobre assuntos que visam fortalecer a colaboração e cooperação para dinamizar a agenda de desenvolvimento e de integração da SADC.


Ministros da SADC homenageiam Hage Geingob e Ali Hassan Mwinyi

Antes do início dos trabalhos, os ministros da SADC renderam, a pedido de Téte António, homenagem ao ex-Presidente da Namíbia, Hage Geingob, falecido, há um mês, vítima de doença. O presidente do Conselho de Ministros da SADC disse que Hage Geingob foi um líder que se notabilizou pelo seu contributo incomensurável em prol da agenda regional de integração e desenvolvimento da região. "Sua Excelência Dr. Geingob esteve ao serviço da nossa organização na qualidade de Presidente do Conselho de Ministros da SADC e ocupou os cargos de Presidente em Exercício da SADC e de Presidente do Órgão, respectivamente", recordou. Na mesma senda, foi, igualmente, homenageado o estadista Ali Hassan Mwinyi, segundo Presidente da República Unida da Tanzânia, que esteve à frente dos destinos do país de 1985 a 1995. Téte António salientou que Mwinyi contribuiu "imenso" em prol da região na qualidade de presidente em exercício da Conferência de Coordenação para o Desenvolvimento da África Austral (SADCC), de 1989 a 1990, antes da organização se transformar em SADC. "Foi durante o seu mandato que a Cimeira encarregou esta mesma instituição, o Conselho de Ministros, de dar início ao processo de transformar a SADCC numa entidade jurídica, rumo à formação da SADC, mediante a assinatura, em Windhoek, Namíbia, em 1992, da Declaração e do Tratado da SADC", contou.

Os dois soldados sul-africanos mortos e os três feridos no ataque bombista desencadeado, no dia 14 de Fevereiro, contra a base militar sul-africana, no Leste da República Democrática do Congo, onde está destacada a Missão da SADC na RDC (SAMIDRC), também mereceu a homenagem dos ministros da SADC. "Gostaríamos de expressar as nossas sinceras condolências às famílias enlutadas dos dois soldados, ao Governo e ao povo da República da África do Sul. A nossa solidariedade também é dirigida àqueles que ficaram feridos no ataque e desejamos-lhes rápidas melhoras", realçou o chefe da diplomacia angolana.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política