Cultura

Conjunto Dizu Dietu junta em palco duas gerações amantes do semba

Maria Hengo

Jornalista

O Conjunto Dizu Dietu provou, mais uma vez, na quinta-feira, no Palácio de Ferro, em Luanda, que o estilo semba, considerado património nacional imaterial, é uma ponte de passagem de testemunho e de preservação das raízes nacionais.

16/03/2024  Última atualização 12H59
Formação musical defende a preservação da música de raiz © Fotografia por: Arsénio Bravo| Edições Novembro
O grupo demonstrou ao juntar jovens e adultos no mesmo espaço, que mostram ser duas gerações amantes do género musical semba.

Para passar o legado aos mais novos, o conjunto, que também é composto por elementos mais jovens, afinou os instrumentos para dar início ao espectáculo, ao interpretar como primeira opção da noite, o título "Lamento do Duya”.

Lito Graça, posteriormente, cantou "Eu vou voltar”, de Teta Lando, e "Sembele Wé”, que despertou o público, que a princípio estava acanhado.

A seguir, Teddy arregassou as mangas e interpretou a rumba congolesa "Lobi”, na companhia de Raul Tollingas, que deixou o público animado ao tocar de forma penetrante o instrumento musical dikanza.

Lito Graça deu continuidade ao espectáculo ao cantar o título "Soba”, original de Tony do Fumo. Quando os ponteiros do relógio marcavam 21h00, o conjunto tocou os títulos "Camarada pato Fora”,  "Namorado do Conjunto”, "Pato Fino”,” e terminou o espectáculo com "Mira Mina”, que deixou o público animado.

À saída do Palácio de Ferro, o representante do Conjunto Dizu Dietu, Ilídio Brás, afirmou que o espectáculo foi acima das expectativas da organização, sublinhando ter sido gratificante poder ver o envolvimento dos mais experientes num consenso de passagem de testemunho.

Quanto aos próximos projectos, o responsável explicou que o grupo está a preparar um single, com a intenção de divulgá-lo em outras províncias. "Estamos muito concentrados na província de Luanda, por isso é necessário que o país de modo geral oiça as nossas músicas, que muito têm contribuído para a cultura nacional”.

Por outro lado, o músico Voto Gonçalves, que aplaudiu a organização do espectáculo, frisou que o grupo é composto por elementos talentosos, e que conseguiram de forma fiel interpretar vários cancioneiros da música angolana.

Para o cantor Ângelo Boss foi gratificante reviver os bons momentos do semba. "É a primeira vez que ouço a banda ao vivo, mas sei que tem contribuído bastante para o estilo musical ao transmitir de forma positiva a passagem de testemunho para as novas gerações”.

O Conjunto Dizu Dietu é um misto de nomes consagrados e jovens promissores, nomeadamente Teddy Nsingui, Raul Tollingas, Mias Galheta, Benny Makanzo, Lito Graça, Legalize, Bucho, Rigoberto, Yark Spin e Luís Sax.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura