Sociedade

Comuna do Mussulo é electrificada

O acto de consignação e lançamento da primeira pedra de construção do projecto de electrificação rural da comuna do Mussulo, município de Belas, acontece, hoje, às 14h, na localidade do Buraco, no distrito urbano do Benfica, entre o Governo Provincial de Luanda (GPL) e o Ministério da Energia e Águas (MINEA).

22/03/2024  Última atualização 11H09
Mais de 21 mil famílias vão beneficiar de energia eléctrica © Fotografia por: Arsénio Bravo| Edições Novembro
De acordo com uma nota de imprensa conjunta do GPL e do MINEA, datada de 18 do corrente mês, o projecto vai beneficiar perto de 21.600 famílias e permitir a instalação de 26 Postos de Transformação (PT) para atender a um total de 3.600 ligações domiciliares.

O comunicado realça ainda que o sistema eléctrico vai permitir, também, a iluminação de 950 pontos naqueles bairros e garantir uma melhor qualidade de vida das populações da localidade.

O lançamento do projecto, lê-se no documento, inclui os bairros Ponta da Barra, Piori, Cambaxi, Mussulo Centro, 6 Macoco, Buraco, Farol das Palmeirinhas e Tapo, localizados a Sul da província de Luanda.

Além destas localidades, o projecto do Mussulo compreende, igualmente, as localidades do Cabo Ledo, Sangano e Barra do Cuanza, em Luanda, Chinguar, na província do Bié, Catchiungo e Tchicala Tcholoanga, no Huambo, e Nzagi, na Lunda-Norte.

O documento refere que com a implementação da rede eléctrica na região vão ser criadas as bases para o aumento da actividade turística, o desenvolvimento do sector das pescas e a redução dos poluentes com o uso de fontes de energia limpa. 

De acordo com a informação do MINEA, a cerimónia vai ser prestigiada pelo governador da província de Luanda, Manuel Homem, e o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade