Cultura

Clube de Leitura renasce no Moxico

José Luís Mendonça

A província do Moxico conta, actualmente, com um novo Clube de Leitura denominado “Casa dos Estudantes do Império” (CEI), localizado na cidade do Luena.

13/03/2024  Última atualização 15H40
Membros de associações culturais participaram no acto © Fotografia por: DR

A cerimónia de abertura aconteceu, no último fim-de-semana, no Cine Luena, e contou com a presença de membros de associações culturais, professores universitários, pais e encarregados de educação. A tarde de abertura do Clube de Leitura foi marcada por momentos de partilha de conhecimentos, música, declamação de poemas e leituras.

A actividade contou com a prelecção do professor e escritor Alcino Luz, que abordou o tema "A Dualidade do Texto”, e da estudante Hélvia Semente, que dissertou o tema "O Lugar da Mulher na Literatura e no Progresso Social dos Povos”.

O Clube de Leitura é composto, na sua maioria, por estudantes do Magistério 4 de Abril do Moxico.

A CEI renasce no Moxico em forma de Clube do Livro e como um núcleo do Movimento dos Novos Intelectuais de Angola (MNIA), associação refundada em 2019, como legado do primeiro movimento literário na História de Angola, anunciado em 1948, sob o lema "Vamos Descobrir Angola”.

O coordenador-geral do círculo de leitores e membro fundador do MNIA, Joaquim Njungo, afirmou, na ocasião, que com a oficialização do Clube de Leitura pretende-se aumentar a circulação de livros escritos em português na província, como forma de diminuir o analfabetismo e aumentar o gosto pela leitura.

Joaquim Njungo disse que o clube está preocupado em mediar o processo de leitura, junto das instituições de ensino, auxiliando os órgãos estatais na distribuição e criação de políticas que viabilizem a expansão do livro.

"O mais importante para o clube é garantir que as pessoas desenvolvam o gosto pela leitura, com vista a terem uma boa capacidade interpretativa e argumentativa”, sublinhou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura