Política

Cartão de Identificação chega a mais de 160 mil pensionistas

Elizandra Major

Jornalista

O Ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria cadastrou, até agora, 162.300 cidadãos em todo o país, no âmbito do processo de emissão e atribuição do Cartão de Identificação, informou, ontem, o titular da pasta, João Ernesto dos Santos “Liberdade”.

03/02/2024  Última atualização 08H45
Ministro João Ernesto dos Santos “Liberdade” apresentou os dados e disse haver condições para dignificar os cadastrados © Fotografia por: Arsénio Bravo| Edições Novembro
Ao discursar na cerimónia de entrega do Cartão de Identificação do Antigo Combatente, em Luanda, o ministro disse que do número global, 79. 809 são combatentes, referindo que do total foi possível inscrever na base de dados 22.925 deficientes de guerra, 9.201 viúvas, 45.754 órfãos, 3.650 ascendentes e 961 acompanhantes.

Segundo João Ernesto dos Santos "Liberdade”, com os dados foi possível proceder, em 2018, a nível nacional, ao levantamento dos antigos combatentes, deficientes de guerra e de familiares de combatentes tombados, através dos Gabinetes Provinciais.

O governante lembrou que o sector iniciou em 2019 o processo de recadastramento e prova de vida do público-alvo, com base no Decreto Executivo Conjunto dos ministros da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, das Finanças e da Administração do Território.

"A atribuição do Cartão de Identificação é um direito que nos assiste, está plasmado na Constituição da República e na Lei”, sublinhou, considerando fundamental o acto de ontem, por homenagear os antigos combatentes pelo serviço prestado à Pátria.

Indicou que o processo de cadastramento permitiu alcançar vários objectivos, entre os quais a incorporação dos pensionistas no Sistema Integrado de Gestão Financeira do Estado, a atribuição da proposta de incremento do valor da pensão paga aos antigos combatentes, deficientes de guerra e familiares de combatentes.

O ministro destacou que o prazo estabelecido para a conclusão do processo foi alterado, devido ao surgimento da pandemia da Covid-19, que obrigatoriamente paralisou as actividades, tendo sido retomadas em Março de 2021 e concluídas em Maio de 2023.

João Ernesto dos Santos "Liberdade” acentuou que, independentemente dos constrangimentos observados durante o processo, os objectivos foram alcançados, referindo que do global de cadastrados, em 2018, foram 85.765, dos quais 66.396 apurados com os requisitos do Estatuto de Antigo Combatente.

Realçou que o Ministério está em condições de realizar acções para dignificar os antigos combatentes, com a atribuição do Cartão de Identificação, que os habilita a ter acesso aos benefícios reservados.

Mais de 20 pensionistas receberam o documento

Mais de vinte pensionistas receberam, ontem, cartões de identificação, que lhes vão permitir reduzir despesas com o pagamento da passagem nos meios de transportes públicos, com a energia eléctrica e água.

Dos pensionistas beneficiados, destacam-se a Rainha do 4 de Fevereiro, Engrácia Cabenha, os nacionalistas Roberto de Almeida e Amadeu Amorim, bem como outras personalidades como Francisco Higino Lopes Carneiro, Lucas Ngonda e Eugénio Manuvakola.

Na ocasião, Higino Carneiro manifestou a satisfação e disse que, apesar de singela, a cerimónia teve um significado muito grande para todos que contribuíram para uma Angola independente e em paz.

Engrácia Cabenha, visivelmente emocionada, disse sentir-se satisfeita por ter recebido o Cartão de Identificação. "É uma alegria para nós, porque Angola perdeu muitos filhos nessa luta”.

Por sua vez, o ex-presidente da FNLA, Lucas Ngonda, agradeceu o gesto e disse tratar-se de um reconhecimento para todos que lutaram pela libertação de Angola. "É um sinal para a reconciliação nacional e para a unidade do país, porque se calaram as armas e agora é necessário que os espíritos se reencontrem”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política