Sociedade

Cabinda com níveis satisfatórios de emissão de Bilhetes de Identidade

Arsénia Manuel | Cabinda

Jornalista

O delegado provincial de Cabinda da Justiça e dos Direitos Humanos considerou, segunda-feira, satisfatórios os níveis de emissão de Bilhetes de Identidade.

26/03/2024  Última atualização 09H32
População aconselhada a fazer o levantamento da sua documentação nos Serviços de Identificação Civil da circunscrição © Fotografia por: DR

Maximiano Baptista da Cruz deu a conhecer que o Serviço de Identificação Civil emitiu, em 2023, um total de 22.841 Bilhetes de Identidade, enquanto, de Janeiro a Fevereiro do corrente ano, 1.456.

Dos Bilhetes de Identidade emitidos no ano passado, acrescentou, mais de dez mil foram solicitados por homens.

Os documentos, explicou, foram emitidos à luz do Decreto que isenta o pagamento de emolumentos a cidadãos que efectuam, pela primeira vez, o registo de nascimento e requerem o Bilhete de Identidade.

Maximiano Baptista da Cruz apelou à população no sentido de fazer o levantamento do Bilhete de Identidade, dentro de prazos recomendáveis.

O Serviço de Identificação Civil, informou, está modernizado e a emissão de Bilhetes de Identidade é célere e eficaz. 

"Antigamente se registava muito fluxo de cidadãos nos nossos serviços para tratarem documentos, mas, hoje, é bem diferente, devido às mudanças significativas que foram introduzidas no sector, no âmbito do processo simplifica, que isentou o pagamento de alguns emolumentos ", notou.

 
Cidadãos estrangeiros tentam tratar documentos

O delegado da Justiça e dos Direitos Humanos informou, igualmente, a ocorrência de casos de cidadãos estrangeiros, quer da RDC quer da República do Congo, que, à margem da lei angolana, têm procurado obter, a todo o custo, documentação nacional, mas cujos   intentos têm sido frustrados pelas equipas do Serviço de Identificação Civil, que estão orientadas a não ceder a esse tipo de solicitações, sob de pena serem responsabilizados.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade