Economia

BNA distingue iniciativas de inclusão financeira desenvolvidos por escolas

Ana Paulo

Jornalista

O Banco Nacional de Angola distinguiu, ontem, em Luanda, vários projectos sobre literacia financeira, que vão servir de aprendizagem, motivação e incentivo a mais de seis mil estudantes durante a Semana Global do Dinheiro.

24/03/2024  Última atualização 11H22
Alunos de várias escolas públicas e privadas visitaram tenda, na Baía de Luanda © Fotografia por: Armando Costa| Edições de Novembro
Os projectos em causa foram desenvolvidos por algumas instituições escolares públicas e privadas, com destaque para o Instituto Politécnico "Dom Damião Franklin”, que desenvolveu o projecto "Praça da Educação Financeira", que engloba vários serviços financeiros, incluindo BNA, bancos comerciais, quiosques e outras instituições.

O projecto distinguido foi elaborado por desenhadores projectistas do curso de construção Civil, com contribuição de estudantes de informática e outras áreas.

Outra escola destacada é o Complexo Escolar Simão Toco, que desenvolveu a maquete do Banco Nacional de Angola. Mereceram também distinção, pelo contributo activo, o Complexo Escolar Privado "Papa Vosi”, "Colégio Angola e Cuba 8.010”, as escolas "Ngola Kiluanje” e outras de diferentes níveis de ensino, públicas e privadas.

No geral, a "Semana Global do Dinheiro” decorreu de 18 a 23 de Março, sob o lema "Proteja o seu dinheiro, assegure o seu futuro". Mais de 150 instituições escolares públicas e privadas passaram pelo espaço.

Satisfeita com a adesão e participação activa das instituições, a administradora executiva do Banco Nacional de Angola Marília Poças defendeu a grande necessidade das crianças e jovens aprenderem a manusear e respeitar a moeda nacional, fundamentalmente como lidar com as instituições financeiras, importância da poupança e do investimento, como adquirir e gerenciar créditos e manejar com segurança os meios e pagamentos digitais mais modernos e mais ágeis.

Para que tal facto tenha, imediatamente, resultado especial, o BNA tem gizado esforços para elevar o grau de literacia financeira ao mais alto nível.

Durante a "Semana Global do Dinheiro”, foram promovidas 33 palestras no Museu da Moeda, em que participaram 500 jovens ligados às diversas associações, mulheres, estudantes universitários e empreendedores, que aprenderam sobre gestão das finanças pessoais, rendimento familiar, negócios digitais, poupança, entre outros.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia