Cultura

Bel Neto participa da segunda edição do “Arte da Palavra”

Armindo Canda

Jornalista

A escritora Bel Neto participa, hoje, às 17h00, no Palácio de Ferro, em Luanda, da rubrica designada “Arte da Palavra”, e vai apresentar como tema “A mulher e a literatura”. Está programado declamações e spoken word, como aconteceu na estreia, em Fevereiro um evento dedicado aos namorados.

20/03/2024  Última atualização 10H47
Poetisa partilha experiências da mulher na literatura © Fotografia por: DR

De acordo com o director do Palácio de Ferro, João Vigário, em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, explicou que o projecto visa abordar questões ligadas à literatura, com realce para lançamento de livros, momentos de poesia e intervenções de spoken word.

"Queremos com esta iniciativa dar uma maior abertura para os artistas e escritores emergentes e aqueles que têm um percurso considerável no mundo da literatura”.

João Vigário disse, ainda, que o processo da escolha dos artistas e escritores para participarem do projecto foi feito no princípio do ano, frisando que, "já temos artistas e escritores seleccionados para o ano todo”. 

A escritora Bel Neto referiu que traz como proposta o tema "A mulher e a Literatura”, por ser um exercício que tem feito nos últimos dias.

"Os textos a serem apresentados trazem uma abordagem metalinguística e de empoderamento feminino. Estando no mês das mulheres, quero uma vez mais trazer o grito de socorro das mulheres na sociedade e os labores que enfrentam diariamente”.  

A também poetisa, adiantou que para além da conversa, traz ainda para a abordagem  várias declamações em spoken word, de maneira que o público seja tocado. Quero continuar a usar a arte para o engrandecimento da cultura e sanar alguns problemas que assolam a sociedade, em geral, e, em particular as mulheres”, acrescentou Bel Neto.

A escritora aproveitou a oportunidade para agradecer o convite efectuado pelo Palácio de Ferro. "Esta casa de cultura tem estado a contribuir para o engrandecimento da cultura angolana”.

 
Declamadora das grandes tertúlias

Bel Neto é conhecida como declamadora das grandes tertúlias literárias da última década e tem poemas que já foram declamados em vários eventos artísticos realizados na cidade de Luanda. Já participou em cinco antologias poéticas, nomeadamente,   Sexo & Comida (2012), Poemas de Berço e Outros Versos (2014), Borboletras (2018), Queda de Silêncios (2021). Luanda Entre Fotos e Textos (2022). Nascida em Luanda, Bel Neto é licenciada em Língua Portuguesa e Comunicação. Possui projectos sociais ligados ao empoderamento feminino, literatura infantil e inclusão social. Escreve desde os seus 12 anos e acredita que a escrita fez dela uma mulher expressiva.

A declamadora e poetisa Bel Neto lançou em Dezembro de 2022, na Mediateca de Luanda, o poemário "Outras Formas de Pôr na Grafia”, seu livro de estreia nas lides literárias.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura