Cultura

Bel Neto apela uma maior criatividade dos poetas

Armindo Canda

Jornalista

A escritora Bel Neto apelou aos poetas e poetisas uma maior criatividade na composição dos textos. As declarações foram feitas durante a participação da segunda edição da rubrica “Arte da Palavra” no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Poesia, assinalada a 21 de Março.

23/03/2024  Última atualização 13H00
Bel Neto partilhou com leitores

O evento uma produção do Palácio de Ferro e o Movimento Lev" Arte Bel Neto reconheceu que o país tem jovens talentosos e com um potencial na escrita. A poetisa tem notado uma grande participação dos mesmos em antologias, mas muitas vezes acabam sendo despercebidos. "É necessário que os poetas e poetisas sejam apoiados”.

A escritora incentivou, os principiantes nesta arte a aderirem às oficinas de escrita, à pesquisa científica e teorias literárias. "Os jovens precisam cada vez mais pesquisarem sobre a poesia” e acrescentou que se deve melhorar em certos aspectos.

Bel Neto apontou a estética da poesia, como um dos aspectos a ser melhorado pelos fazedores desta vertente da literatura.  "A poesia é o belo, porque há muitos livros que lemos, mas que não encontramos, mas sim um simples poema. A forma de escrita do poeta deve ser mais subjectiva, algo incomum”, frisou a escritora.

As obras literárias ao serem lidas, referiu, devem desenvolver a forma de pensar do indivíduo, e uma pessoa que lê muito se torna mais inteligente, porque muda significativamente a maneira de olha para a sociedade.

A artista disse, ainda, que tenciona imprimir mais exemplares da obra "Outras formas de pôr na Grafia”, por ser muito solicitado pelas pessoas. "O livro teve uma boa adesão, por isso é que estamos a pensar fazer mais cópias, não uma reedição, mas sim outras cópias para as pessoas que solicitam”.

"Asas Cortadas”

De forma a chamar a atenção sobre a violência doméstica, um assunto muito ocorrido na sociedade angolana, de acordo aos dados do Instituto Nacional da Criança (INAC), Bel Neto levou à reflexão profunda do público o poema intitulado "Asas Cortadas”.  Durante a noite da "Arte da Palavra”, a poetisa declamou vários poemas do seu livro "Outras formas de pôr na Grafia”, com realce para "Meu negro de vela Acesa”, "Amor de Papel”.

De seguida Queuri Assis, convidada da anfitriã da noite animou a plateia ao musicalizar o poema "O Convite” de Bel Neto, se juntou à festa o K, o Poeta que recitou "Minha Mãe” e "Na rua estava Doce”. Subiu ao palco a artista Marlene Escórcio que declamou "Bandida” e "Para Você”, o Doutor Beleza interpretou os temas musicais "Te Amei” e "Vive um Sonho”, e da plateia Etelvina declamou o poema intitulado "Errata Fome”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura