Cultura

Avelino Saquele vence primeira etapa do concurso

Gil Vieira

Jornalista

O cantor Avelino Saquele foi o vencedor da primeira etapa de Março, do concurso mensal “Ícone Parabéns”, realizada, sábado, no espaço De Catmore Restaurante e Jazz Bar, localizado na província de Luanda.

18/03/2024  Última atualização 09H10
O tema “Pai” extraído do livro “Ícones Parabéns” ditou a vitória ao cantor Avelino Saquele © Fotografia por: Edições Novembro

O artista conquistou um total de 82 pontos, ao musicalizar o poema "Pai”, do livro "Parabéns – 24 Anos de Poesia e Música”, de Amarildo António.

Com esta pontuação, o artista aguarda as próximas etapas da competição. Caso nenhum dos próximos concorrentes supere a pontuação de Avelino Saquele, o artista vai ser consagrado o vencedor do mês de Março do concurso "Ícones Parabéns”.

O segundo classificado da primeira etapa da competição foi a dupla Wizy Buzaba, ao conseguir 45 pontos com o tema "Mulher”. Por fim, em terceiro, ficou Madalena Cunha, com 28 pontos, a artista interpretou o poema "Parabéns”. Os temas dos artistas que completaram o pódio também foram inspirados no livro "Parabéns – 24 Anos de Poesia e Música”, de Amarildo António.

À saída do encontro, Avelino Saquele explicou que se preparou bastante para o encontro, sublinhando que um dos segredos foi interpretar a canção com entrega suficiente ao ponto de causar emoções positivas ao público.

Segundo o artista, daqui para frente, o objectivo vai ser continuar a trabalhar. Avelino Saquele almeja continuar a musicalizar outros poemas do livro, de forma a estar preparado para os desafios futuros.

Quanto à espera da actuação dos próximos concorrentes, o artista mostrou-se calmo e confiante que pode tornar-se no vencedor do mês de Março, desejando, no final, boa sorte aos próximos concorrentes.

O júri do concurso foi constituído pelos músicos Dodó Miranda, Isaú Baptista e Gersy Pegado, sendo a última a presidente do júri.

Gersy Pegado, em declarações à imprensa, afirmou ser difícil "casar o espírito da letra de um poema com a melodia”, por isso classificou os concorrentes que se apresentaram como "verdadeiros artistas”.

 A cantora felicitou, igualmente, o autor do livro por apresentar, nos poemas, realidades actuais e especiais para os membros do agregado social.

Por outro, o coordenador do concurso, Amarildo António afirmou um dos objectivos do projecto é o de contribuir para o aumento de composições líricas e poéticas no mercado angolano.

Segundo o responsável, há, neste momento, no mercado, muitas músicas com mensagens que não dignificam a arte, por isso a organização do concurso pretende ajudar a mudar o panorama.

Regras da competição

A primeira edição do concurso de música "Ícones Parabéns” é da iniciativa do grupo Catmore, que a promove com o objectivo de ajudar a desenvolver a criatividade artística e descobrir novos talentos no ramo musical.

Segundo o coordenador do concurso, Amarildo António, a competição vai ter uma periodicidade mensal e os interessados em participar devem fazer as inscrições nos primeiros 15 dias do mês, no espaço De Catmore.

Os restantes dias do mês, explicou, servem para os inscritos se apresentarem, e, igualmente, escolher-se o primeiro e segundo classificado do mês, que vai corresponder aos dois artistas com maiores pontuações.

As letras das canções do concurso, de acordo ainda com Amarildo António, devem ser inspiradas no livro de poemas "Parabéns – 24 Anos de Poesia e Música”, de sua autoria, entretanto, afirmou, também, ser aceite outros poemas, desde que tenham características semelhantes às do seu livro.

Amarildo António referiu, ainda, que a avaliação do júri, são baseadas em cinco critérios, nomeadamente, melodia, arranjo, harmonia, interpretação e performance.

O vencedor e o segundo classificado de cada mês, informou o coordenador do projecto, vão disputar, no final do ano ou no princípio do próximo ano, o grande prémio da competição, cujo vencedor poderá ganhar três milhões de kwanzas.

Por outro lado, disse, o primeiro classificado da edição mensal vai receber um prémio no valor de 150 mil kwanzas e o segundo 30 mil, que, segundo Amarildo António, pode ser acrescentado, mediante a contribuição dos patrocinadores.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura