Cultura

Artistas reconhecem valor da arte na consciencialização dos homens

Armindo Canda

Jornalista

A importância do fomento de novos factos culturais, o incentivar a criatividade, as várias tertúlias sobre a dinâmica da literatura angolana, são apontados pela nova geração de poetas, como aspectos de significativa melhoria na estética de se fazer poesia no país.

21/03/2024  Última atualização 11H15
Josué Ananias defende que a poesia reflecte as mudanças sociais © Fotografia por: DR

Ao falar na semana do Dia Mundial da Poesia, que se celebra hoje, o poeta e crítico literário, Hélder Simbad disse, ontem, ao Jornal de Angola que houve um crescimento significativo dos poetas e da poesia produzida nos últimos dez anos.

De acordo com o poeta, os fazedores desta arte de declamar conseguiram perceber as diferenças entre os textos performativos e a poesia propriamente dita. Hélder Simbad argumentou que os géneros literários têm uma característica muito particular. "São géneros que nascem com o homem, desenvolvem-se e não morrem”.

O poeta lamentou o simples facto da poesia estar a ocupar um lugar nas letras de pouca visibilidade, em que se assiste a fracas propostas estéticas que não sejam a reiteração das poéticas do passado.

Do ponto de vista temático, argumentou, vê a poesia saturada e os próprios criadores. "Sobrevivemos daquilo que é o comum e não tem grandes inovações”. Mas, apesar disso, assegurou que os poetas estão bem, porque tem bons cultivadores e amantes da poesia a esforçarem-se para elevar o nome dos "homens das letras”.

A nível dos jovens, Hélder Simbad, reconheceu que têm surgido um conjunto de poetas a desenvolverem-se, mas que se precisa melhorar na composição dos textos e em toda a sua estrutura organizacional.

Questionado sobre se quem escreve um livro de poesia pode ser considerado um poeta, Hélder Simbad respondeu o seguinte: "Depende, porque se a obra tiver uma boa qualidade e não houver marca de plágio, pode ser considerado um poeta”.

A título de exemplo, disse, há pessoas que podem publicar dez livros, mas não serem considerados poetas por nunca reunirem a qualidade desejada para ser merecedor do título de um poeta.

Hélder Simbad disse que a experiência que teve sobre a matéria foi de construir uma poética de grupo denominado Movimento Literagres, e de forma autónoma publicou dois livros. O poeta, explicou, defende que o spoken word é uma forma de literatura. Hélder Simbad citou Jorge Macedo, como referência de um  escritor que considerava o spoken word como uma literatura de motivação oral, por ser uma arte performativa que se socorre da poesia dos textos dramático e narrativo. "Esta forma de fazer poesia dá uma maior liberdade aos artistas e faz acreditar que os seus textos nunca podem ser alvo de avaliação crítica”.

A poesia como estado de espírito

Para o poeta Josué Ananias, a poesia reflecte as mudanças da sociedade actual. Hoje, disse, os artistas usam a poesia como instrumento para manifestar pensamentos, crenças e sentimentos.

Um dos métodos actualmente muito recorridos pelos artistas, ressaltou, tem sido aproveitar as redes sociais para publicar os trabalhos. "Em cada geração surgem indivíduos ou movimentos que acabam por influenciar a forma de fazer poesia”.

Os poetas, prosseguiu, usam a poesia para denunciarem e comunicarem sobre os fenómenos sociais. "A poesia tem o pendor de ajudar a mudar mentalidades e a transformar positivamente as sociedades para o desenvolvimento harmonioso das comunidades”.

Quanto às publicações de livros de poesia, Josué Ananias referiu que existem ainda muitos desafios, em função dos elevados custos que acabam por influenciar na fraca publicação de obras poéticas.

Josué Ananias disse, igualmente, que quem escreve um livro pode ser ou não considerado um poeta, porque isso depende muito da perspectiva individual ou cultural de cada pessoa. Na sua visão, é considerado um poeta aquele indivíduo que vive a poesia, por ser um estado de espírito. Mas, de forma literal qualquer pessoa que cria ou escreve poesia é um poeta.

A poesia, referiu, é uma forma de manifestação artística e pode ser utilizada por indivíduos com diferentes personalidades e estilos de vida, por isso se temos ou não um poeta com pouca visibilidade, chega a ser algo subjectivo.

Josué Ananias avançou que está há muito tempo sem declamar poesia, mas viveu uma boa experiência enquanto poeta. "Tenho muito boas lembranças dos vários palcos que subi para declamar um verso e nas minhas exibições, utilizava mais o realismo e o romantismo, temas que os espectadores gostavam bastante”.

A arte poética, frisou, é uma forma de literatura, porque reflecte a transformação da sociedade, e o spoken word é também um formato da arte literária e tem uma escrita idêntica à prosa e o actor em vez de declamar, prefere falar ou musicalizar.

O Dia Mundial da Poesia é uma data que foi criada na 30ª Conferência Geral da UNESCO, a 16 de Novembro de 1999. O Dia Mundial da Poesia comemora a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação. A data visa a importância da reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades de cada pessoa. Isso porque a poesia contribui para a diversidade criativa, inferindo na nossa percepção e compreensão do mundo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura