Economia

Angola inicia preparação de fórum com a Indonésia

Massoxi Paxe

Angola começou a preparar a realização do 1º Fórum de Negócios com a Indonésia, previsto para 2025, em formato presencial, com um encontro mantido ontem, em Luanda, entre o embaixador naquele país e o presidente da Câmara de Comércio e Indústria (CCIA), Florêncio de Almeida e Vicente Soares, respectivamente.

17/04/2024  Última atualização 10H24
Embaixador Florêncio de Almeida (à esquerda) e Vicente Soares © Fotografia por: Luís Damião|Edições Novembro
O fórum é realizado para elevar a cooperação bilateral ao  desenvolvimento de infra-estruturas e outras indústrias estratégicas, de acordo com informações obtidas pelo Jornal de Angola durante o encontro realizado ontem, mas o local em que ocorrerá ainda não está decidido.

Na reunião,  ficou acordado um encontro virtual com a Câmara de Comércio da Indonésia (CCII) para analisar a possibilidade da realização do Fórum Económico de Cooperação, bem como a implementação de projectos estabelecidos entre os operadores económicos filiados à CCIA e à CCII.

Nesta altura, disse Florêncio de Almeida, as relações comerciais bilaterais devem atingir níveis mais elevados, com  os últimos dados disponíveis a apontarem que, em 2022, as trocas comerciais entre os dois país rondaram cerca de 1,2 mil milhões de dólares, o que naquela altura representava um crescimento resultante do fortalecimento da cooperação bilateral. O embaixador angolano afirmou que  a tendência para este ano é aumentar este valor.

Com este evento, Angola pode colher bons resultados "uma vez que, a Indonésia possui muitas valências na área económica, com destaque para a liderança da produção mundial de óleo de palma, e conta com uma qualidade de serviços tecnológicos bastante desenvolvida”, apontou o embaixador para descrever as expectativas do Governo.

O presidente da CCIA também se declarou favorável ao objectivo da revitalização das ralações entre as duas Câmaras, de forma a aumentar as trocas comerciais entre os dois países, uma vez que entre agentes económicos dos dois países há um protocolo assinado em 2017

"Nesta altura, estamos a retomar os processos e as relações mais práticas em termos de realização de projectos ", disse Vicente Soares, lembrando o "grande interesse” dos empresários indonésios em investir em Angola.

A Indonésia, que actualmente integra o G20, é a 16ª economia mundial, com um PIB 46 por cento baseado no sector da Indústria. Os dois países têm assinados vários instrumentos jurídicos de cooperação, designadamente, o Acordo de Isenção de Vistos em Passaportes Diplomáticos e o Memorando sobre Consultas Políticas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia