Economia

Acções da ACREP avançam para o Mercado de Balcão

As acções da petrolífera angolana ACREP seguem agora para o Mercado de Balcão “MROV” da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA).

25/03/2024  Última atualização 09H20
© Fotografia por: DR

O processo ocorre no seguimento da licitação da semana passada, através da qual foi apurada apenas procura respeitante a 24 por cento de um total de 37 por cento colocados à disposição da participação que o Banco de Poupança e Crédito (BPC) tinha na empresa privada do "Oil & Gas” angolano.

O Mercado de Registos de Operações sobre Valores Mobiliários (MROV) é um segmento do Mercado de Balcão Organizado destinado exclusivamente ao registo de operações previamente realizadas, mas não liquidadas, de quaisquer tipos de valores mobiliários, que não estejam admitidos à negociação noutros segmentos dos Mercados BODIVA.

Resultados das operações

A sessão especial de mercado regulamentado para apuramento dos resultados da Oferta Pública de Venda e Subscrição das acções ordinárias da ACREP, que contou com um preço fixado em Kz 75.000,00 (setenta e cinco mil kwanzas), apurou um montante total a arrecadar pelo oferente de 5,4 mil milhões de kwanzas.

Os dados são da Bolsa de Dívida e Valores de Angola – Sociedade Gestora de Mercados Regulamentados, apurados na sessão da última terça-feira, 19 de Março, em Luanda.

A procura por 72.121 acções da ACREP, correspondeu a 24.04 por cento das 300.000 acções reservadas no âmbito da Oferta Pública de Venda "OPV”. Sendo que, nos termos do Prospecto, foram consideradas as ordens de compra com o preço igual ao Preço Unitário Final da Oferta, tendo sido contemplados 447 investidores, dos quais 421 correspondeu ao público em geral e 26 aos trabalhadores.

Ademais, informamos que não se registou procura para as 600.890 acções da ACREP no âmbito da Oferta Pública de Subscrição "OPS”.

A operadora petrolífera lançou, em Fevereiro, em Luanda, a oferta de venda de 37,47 por cento das acções na Bolsa de Dívidas e Valores de Angola (BODIVA).

A oferta fixou para a aliena- ção um preço unitário, que ronda entre os 75 mil kwanzas como valor mínimo e 91 mil e 500 kwanzas o valor máximo.

Tratou-se da primeira vez que uma empresa privada do sector de petróleo e gás lançou-se para a cotação na bolsa angolana, realçou o presidente da Comissão Executiva da ACREP.

Edilson Bartolomeu lembrou que o processo de venda foi definido por duas vias.

Uma Oferta Pública de Venda (OPV), para 16,63 por cento, representativas de 300 mil acções ordinárias, e outra Oferta Pública de Substituição (OPS), em que são oferecidas 600 mil e 890 acções, representativas de até 24,99 por cento, com o valor nominal unitário de 3.250 kwanzas.

A venda das acções do banco de capitais públicos - BPC resulta de medidas constantes no Programa de Privatizações (PROPRIV), que o Governo, através do Ministério das Finanças, materializa até 2026.

"Através da OPV, foram oferecidas 300 mil acções ordinárias, escriturais e nominativas, com valor nominal unitário de até 16,63 por cento do capital social actual da ACREP, actualmente detidos pelo accionista BPC. Isso é, dos 37,47 por cento das acções postas em oferta, 16,63 por cento pertencem ao Banco de Poupança e Crédito”, disse.

Edilson Bartolomeu referiu que parte do valor arrecadado no processo de entrada em bolsas será destinado para desenvolver o plano de negócio da operadora, co-financiar o programa de pes- quisa desenvolvido pela ACREP bem como investir nos blocos em que opera.

Para desenvolver tais projectos, disse, a operadora precisa de um montante de cerca de 250 milhões de dólares.

ACREP é uma empresa petrolífera angolana orientada para a qualidade, inovação e responsabilidade sócio ambiental, gerando de forma prudente e diligente os recursos disponíveis sob crité- rios de competência profissional.

As actividades de Exploração realizadas pela ACREP, datam de 2004, tendo participado da perfuração de quinze (15) poços de pesquisa com gastos a rondar os 80 mil milhões de dólares.

Estratégia 2023-2028

Segundo declarações recentes do presidente da Comissão Executiva da Acrep, Edilson Bartolomeu, a operadora petrolífera perspectiva alcançar no período 2023-2028 objectivos que passam por atingir uma produção de 10 mil barris por dia, tornar-se uma empresa produtora de energia independente.

"Pretendemos, acrescentou, instalar uma central térmica de 25 megawatts no bloco Cabinda Sul, vamos, igualmente, entrar no mercado de prestação de serviços de perfuração e reparação de poços. O gestor disse, igualmente, que a operadora pretende capitalizar a empresa por isso a entrada em bolsa.

"Estamos a trabalhar e criar as condições para convidar os possíveis investidores a participar na capitalização da empresa”, salientou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia