Opinião

A maior reunião internacional da actual administração coreana

Nos dias 4 e 5 de Junho terá lugar, em Seul, a 1.ª Cimeira Coreia-África. Prevê-se que a Cimeira, com a particularidade de ser a inaugural, seja a maior reunião internacional da actual administração coreana. Isto reflecte o empenho do Presidente Yoon Suk-yeol em promover uma parceria mutuamente benéfica, sustentável e estratégica a longo prazo com África, em consonância com a visão da Coreia de se tornar um Estado Global Pivotal, por um lado.

25/05/2024  Última atualização 16H15

Por outro lado, isto marca um passo significativo na estratégia abrangente da Coreia para se envolver mais profundamente com o Sul Global, reflectindo o nosso compromisso com a inclusão global e cooperação.

A Cimeira vai decorrer sob o tema principal "O Futuro Que Fazemos Juntos: Crescimento Partilhado, Sustentabilidade e Solidariedade". Em termos de Crescimento Partilhado, a Coreia procura reforçar a cooperação económica com África para o desenvolvimento e o crescimento.

Para a Sustentabilidade, a Coreia está disposta a procurar, em conjunto com África, soluções colaborativas e sustentáveis para os desafios globais.

No que diz respeito à Solidariedade, a Coreia vê espaço para reforçar a colaboração com África em fóruns multilaterais para a paz e a segurança.

Os três elementos-chave estão estreitamente interligados e, em particular, a Coreia sabe melhor do que qualquer outro país, que o crescimento económico, a paz e a segurança estão inextricavelmente relacionados.Sem paz e segurança sustentáveis, as hipóteses de crescimento económico são muito reduzidas, e o mesmo se aplica ao inverso.

A Cimeira Coreia-África de 2024 proporcionará a melhor oportunidade para a Coreia acompanhar a via de desenvolvimento proactivo de África com base nas próprias experiências e conhecimentos.

Tendo experimentado a opressão da colonização e superado a devastação da guerra, a Coreia possui uma compreensão profunda dos desafios e das aspirações das nações africanas, mais do que qualquer outro país do mundo.

Entre os países que já realizaram cimeiras com África, nenhum tem uma história semelhante à que a Coreia e África partilham.A Coreia ultrapassou estes obstáculos e alcançou um crescimento notável, não só por si, mas também com o apoio da comunidade internacional.

Portanto, a Coreia está empenhada em retribuir à comunidade internacional, incluindo África, partilhando as experiências em crescimento económico e desenvolvimento. E é este o papel que procuramos desempenhar no futuro que ambicionamos construir em conjunto com África.

Durante a Cimeira, os líderes participarão em debates centrados no desenvolvimento de estratégias vantajosas para todos, tirando partido das respectivas vantagens comparativas de África e da República da Coreia, criando oportunidades interactivas que beneficiem ambas as partes.

Os conhecimentos especializados da República da Coreia no desenvolvimento, juntamente com o empenho inabalável na ajuda e nas tecnologias avançadas, posicionam-na para catalisar o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável de África.

A este respeito, o Governo da Coreia compromete-se a duplicar a Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD) até 2030. Através de um mecanismo de apoio adaptado às necessidades e condições específicas de cada país, a Coreia pretende acompanhar os Estados africanos para que assumam a liderança na definição das próprias trajectórias.

Tendo isto em mente, o Governo coreano planeia estabelecer 7 áreas prioritárias de cooperação com as nações africanas, particularmente nos domínios do Crescimento Partilhado, da Sustentabilidade e da Solidariedade, que compreende o tema principal da cimeira; fomentar o crescimento mútuo através da promoção do comércio e do investimento; enfrentar os desafios globais, incluindo a segurança alimentar, as cadeias de abastecimento globais, as alterações climáticas e a saúde pública; energia e infra-estruturas sustentáveis; desenvolvimento dos recursos humanos, incluindo a Educação e Ensino Técnico e Vocacional e Formação (em inglês,  Technical and Vocational Education and Training, TVET); ciência, tecnologia e transformação digital; promover a compreensão mútua e os intercâmbios entre os povos; alcançar a paz e a segurança.

No que diz respeito às relações bilaterais entre Angola e a Coreia, durante a visita do Presidente angolano à República da Coreia, a 30 de Abril, os dois líderes afirmaram a forte vontade de cooperar em muitos sectores e criar um mecanismo legal e institucional para o relacionamento nivelado.

A Cimeira constituirá uma oportunidade para se tornar um trampolim que permitirá dar um grande salto nas relações bilaterais com 32 anos de existência em direcção a uma nova geração dos dois países.

Acima de tudo, estamos a esforçar-nos diligentemente para garantir uma Cimeira orientada para resultados. A Cúpula lançará uma base sólida para um futuro onde a cooperação coreano-africana, bem como Coreia-Angola vá além das palavras, levando à prosperidade e ao progresso.

 

* Embaixador da República

da Coreia em Angola

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião