A vandalização de bens públicos tomou contornos alarmantes. Quase todas as semanas, são reportados casos do género.Bens ou infra-estruturas que consumiram avultadas somas em dinheiro para serem construídos, são destruídos, quer para a busca fácil de dinheiro, quer por pura maldade. Os sectores da Energia e Águas, Transportes, Telecomunicações, Saúde e Educação têm sido os principais alvos.
Os sistemas educativos contemporâneos continuam com problemas para garantir que todas as crianças e jovens possam ter acesso a uma educação e formação que lhes permitam integrar-se plenamente nas sociedades.
A música é a linguagem da criação humana, um veiculo de transmissão moral e ético de geração em geração
"A arte é a expressão mais pura que existe para demonstração do inconsciente de cada um. É a liberdade de expressão, é sensibilidade, criatividade, é a vida” (Jung, 1920).
A música é reconhecida, por muitos pesquisadores, como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, que se releva para um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas, consubstanciadas no pensamento. Está presente, em diversas manifestações, e radica, expressivamente, como parte da cultura popular, com o requerido conhecimento a fortalecer o processo de ensino e aprendizagem, no desenvolvimento da criança como interacção e auto-estima.
Este âmbito congrega-nos e facilita a conexão entre as pessoas. Com as crianças, tudo isto se potencializa. Elas observam muito, rapidamente, os processos interactivos na produção musical, captam os estímulos e as traduzem em movimentos, em expressão, em pulsão, em gesto, de forma genuína, espontânea e material.
Quando o ensino de artes (música, dança, teatro, pintura, etc.) for tomado como indispensável para a formação e apresentar-se incluído no currículo escolar ou mesmo interdisciplinar, maior será a ascensão na aprendizagem, tendo em consideração os aspectos psicológicos e físicos.
Por via disso, vai-se disseminando alguns projectos para integrar crianças e adolescentes em ciclos formativos de natureza público/privado, sobre a música orquestral sinfónica, filarmónica, balé clássico, entre outros.
Todavia, a música demonstra-nos que não é somente uma junção de sons e letras, mais sim um excelente contributo para um mundo prazeroso, no equilíbrio físico e mental, facultando a aprendizagem e a socialização.
Eles (músicos), devem evidenciar a expressão musical pelos padrões universalmente aceites, isto é, evitar intervenções musico-culturais sem conteúdo ético e cívico, dito doutro modo, com obscenidades (palavrões). Esta tendência desvirtua, sobremaneira, o veículo socio-educativo, retiram a essência sobre os estilos musicais harmoniosos e pacíficos, que se tornaram predominantemente intemporais. Deste ponto particular, compete aos órgãos associativos afins reforçarem a prevenção sobre os absurdos comportamentais neste ambito, pelos, cronicamente, visados em sessões culturais. Porque o mosaico cultural ou multicultural, de cada sociedade, constitui um veículo de transmissão moral e ético, de geração em geração.
Contextualmente, a divulgação da Cultura Nacional foi uma plataforma de luta pela identidade, no combate pela libertação de Angola, por via de emblemáticos operadores de arte como Teta Lando, David Zé, Santocas, Jacinto Tchipa, Prado Paím, Sofia Rosa, Carlos Lamartine, Artur Adriano, Tino Dia Kimuezo, Liceu Vieira Dias, Urbano de Castro, Lourdes Van-Dúnem, Mamukueno, Samangwana, Belita Palma e os agrupamentos musicais Nzagi, Negoleiros do Ritmo, Jovens do Prenda, Ngoma Jazz, Africa Show, os Kiezos dentre outros.
De acordo, com Blacking (1995), a função social da música visa realçar a qualidade da experiência individual e dos relacionamentos e o seu valor consiste numa expressão da experiência humana (Blacking (1995,p,31).A par disso, a música emite expressão emocional, forma um prazer estético e diverte, comunica, obtém respostas físicas, conduz conformidade às normas sociais e ritos religiosos e também contribui para a continuidade e estabilidade da cultura.
Nesta perspectiva, e no interesse do desenvolvimento cultural, estão previstas, institucionalmente, a restauração e construção de infra-estruturas de utilidade social e cultural (centros culturais multifacetados, em toda a jurisdição territorial). Esta nota, sinaliza o novo centro cultural de Luanda e o Palácio da Música e do teatro, e outros. Perante estas evidências, seria oportuno que o órgão reitor da cultura nacional repaginasse a homenagem existencial ao Rei da música angolana, Elias Dia Kimuezo, como o patrono do Palácio da Música e do teatro, e ao novo centro cultural de Luanda, a ser erguido no antigo mercado do Roque, em homenagem a título póstumo ao músico lendário e popular, Bangão.
Segundo Richard Wagner (1813-1883), a música é a linguagem de criação humana. Este conceito traz-nos a ideia de ritmo, que é um elemento indispensável para a música, assim também como para a vida, por exemplo: batidas rítmicas do coração, frequência da respiração, entre outros. Mas, também, mostra-nos a ideia que a música tem grandes influências sentimentais e psicológicas no ser humano.
Ao tempo e em função do expediente submetido à UNESCO, o estilo musical ”Semba” poderá, eventualmente, ser erguido, na galeria universal das artes, como Património Imaterial da Humanidade. Todavia, a música é um dos principais traços da nossa cultura, cuja representação social constitui a identidade da angolanidade.
Na actividade musical, nos diversos ritmos ou sonorizações, está intrínseco a agilidade da dança, por ser, também, um veículo social importante que conduz sempre a um bom porto de sensações e prazeres.
Nesta base, é necessário pensar a dança na sua relação com diferentes linguagens artísticas, considerando os aspectos técnicos, filosóficos e históricos, para promover projectos de animação cultural. Porque activa o bem-estar, a alegria de viver, desbloqueia os "nós” emocionais, proporciona harmonia, a saúde e agiliza o raciocínio. Os idosos, travam o envelhecimento dançando. Só trata de vantagens.
*Psicólogo e autor
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LoginPor conta de algum ajuste da pauta aduaneira, concretamente relacionada com a taxação dos produtos de uso pessoal, nos últimos dias, a Administração Geral Tributária (AGT) esteve, como se diz na gíria, na boca do povo. A medida gerou uma onda de insatisfação e, sendo ou não apenas a única razão, foi declarada a suspensão daquela modalidade de tributação, nova na nossa realidade.
Persigo, incessante, mais um instante para privilegiar o sossego. Para a parte maior da raça humana, pondero tratar-se da necessidade que se vai evidenciando quando a tarde eiva as objectivas da vida. Rastos de águas passadas há muito direccionam o moinho para a preciosidade do tempo.
Em diferentes ocasiões, vimos como o mercado angolano reage em sentido contrário às hipóteses académicas, avançadas como argumentos para justificar a tomada de certas medidas no âmbito da reestruturação da economia ou do agravamento da carga fiscal.
O conceito de Responsabilidade Social teve grande visibilidade desde os anos 2000, e tornou-se mais frequente depois dos avanços dos conceitos de desenvolvimento sustentável. Portanto, empresas socialmente responsáveis nascem do conceito de sustentabilidade económica e responsabilidade social, e obrigam-se ao cumprimento de normas locais onde estão inseridas, obrigações que impactam nas suas operações, sejam de carácter legal e fiscal, sem descurar as preocupações ambientais, implementação de boas práticas de Compliance e Governação Corporativa.
Angola vai participar, quarta-feira, 1 de Maio, Cabo Verde, na celebração dos 50 anos de libertação dos presos políticos do campo de concentração do Tarrafal, símbolo da opressão e violência da ditadura colonial portuguesa.