Opinião

A economia agrícola em África

Os países africanos têm procurado encontrar mecanismos que possam potenciar sectores produtivos capazes de resolver problemas económicos e sociais das suas populações.

09/04/2021  Última atualização 06H15
O sector que pode, na opinião de especialistas, ajudar a África a alavancar a sua economia é a agricultura. Há quem mesmo considere que a agricultura em África é um sector vital para o desenvolvimento.

 A angolana Josefa Sacko, comissária da União Africana (UA) para a Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Ambiente Sustentável, indicou que o continente ( africano) de amanhã não será o do petróleo e de outros recursos não renováveis, mas da agricultura. Josefa Sacko, conhecedora dos problemas económicos e sociais de África, sabe do que diz quando considera a agricultura no continente um sector a não subestimar, na medida em que pode dar solução a muitos problemas no continente.

 Mas o processo de desenvolvimento da agricultura em África está lento, na medida em que, segundo Josefa Sacko, são ainda insuficientes os recursos financeiros afectados pelos orçamentos anuais dos Estados membros da União Africana à agricultura. Dez por cento dos orçamentos nacionais deviam ser alocados à agricultura, nos termos de compromissos assumidos pelos Estados membros da UA. Esses compromissos não têm sido cumpridos. 

A comissária Josefa Sacko acredita que o desenvolvimento do sector agrícola pode contribuir para que outras áreas produtivas, como a indústria e os serviços cresçam, com repercussões positivas na vida das populações africanas. Ela entende que a economia agrícola, a desenvolver-se, poderia absorver muitos jovens que procuram emprego nos diferentes países africanos e garantir a segurança alimentar no continente africano.  Os governos de África deviam reflectir sobre as ideias da comissária Josefa Sacko, as quais podem ajudar os países do continente a gizar políticas agrícolas orientadas para tirar da pobreza muitos milhões de africanos. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Opinião