Opinião

28/04/2024 Última atualização 08H11
Opinião

O Eco das Crenças Invisíveis

Num mundo onde os olhos vêem apenas a superfície, somos guiados por ecos invisíveis que ressoam das profundezas do nosso ser. Estas crenças subconscientes, enraizadas nos recantos mais ocultos da mente, são como cordas que dirigem os nossos passos, os nossos juízos e até mesmo os nossos sonhos.

28/04/2024 Última atualização 08H08
Opinião

Moxico, o pequeno cesto de peixe

Quinta-feira. Estava à procura de mel, alho, limão e ginguba fresca no Mercado do Kawango, também bairro periférico da cidade do Luena, quando pequenos montes de peixe miúdo congelados despertaram a minha curiosidade, nas contínuas barracas à esquerda e à direita.

28/04/2024 Última atualização 08H07
Opinião

As questões “políticas” do Man-Tony

Economista de formação na UAN, no tempo em que era única, e bem posicionado no BNA onde chegou ao cargo de sub-director de Emissão e Crédito e presidente do Sindicato dos Empregados Bancários, António Branda ou simplesmente Man-Tony para os de casa, foi um homem que conheci por força da vizinhança, no Rangel, e por ser irmão e primo de meus amigos de adolescência e juventude, o Simão ou Tio (de feliz memória), o Isaque ou Zazá e o Didi.

28/04/2024 Última atualização 08H06
Opinião

O caminino e a zungueira

Na Sanzala dos Parentes Mais Pobres, nas últimas horas tem acontecido coisas que só visto.

28/04/2024 Última atualização 07H51
Opinião

Ensino convergente: uma solução

Uma discussão frequente, actual e que se impõe no presente é o da metodologia de ensino da língua portuguesa em Angola, um país multilingue.

28/04/2024 Última atualização 07H49
Opinião

Ontologia de uma historiografia literária angolana - VIII

Na segunda do século XX, a absolutização do texto literário foi um paradigma que dominou o espaço académico europeu e norte-americano consagrado aos estudos literários e à filosofia da literatura. Tal acontecia por influência dos tribunos da “imanência do texto literário”. Reinavam os dogmas da escola do “New Criticism”, a chamada Nova Crítica. O continente africano registava nessa época uma vaga das independências dos cinco países africanos cuja língua oficial era o português. O crescente interesse pelas respectivas literaturas era revelador de uma ignorada soberania epistémica e literária. Surgia assim uma nova disciplina. O seu objecto era atípico, na medida em que correspondia a um universo de massas como se fosse um enxame cuja legitimidade epistémica inspira suspeita. Trata-se de “Literaturas Africanas de Língua Portuguesa”,“Lusophone African Literatures” ou “African Literature in Portuguese”, em inglês, unidade curricular integrada, inicialmente, em programas da Licenciatura em Letras Modernas, Literatura Portuguesa e Estudos Portugueses. Mas essa disciplina não representa um conjunto de propriedades e singularidades. Ao invés, a sua categorização obedece a critérios equívocos, designadamente, a história da colonização portuguesa e a expansão da língua portuguesa

28/04/2024 Última atualização 06H15
Opinião

Punição aos autores da vandalização de bens públicos

A vandalização de bens públicos tomou contornos alarmantes. Quase todas as semanas, são reportados casos do género.Bens ou infra-estruturas que consumiram avultadas somas em dinheiro para serem construídos, são destruídos, quer para a busca fácil de dinheiro, quer por pura maldade. Os sectores da Energia e Águas, Transportes, Telecomunicações, Saúde e Educação têm sido os principais alvos.

28/04/2024 Última atualização 06H15
Opinião

Avaliação das aprendizagens: uma análise do processo educativo em sala de aula (I)

Os sistemas educativos contemporâneos continuam com problemas para garantir que todas as crianças e jovens possam ter acesso a uma educação e formação que lhes permitam integrar-se plenamente nas sociedades.

27/04/2024 Última atualização 06H25
Opinião

É necessário humanizar os serviços de tributação

Por conta de algum ajuste da pauta aduaneira, concretamente relacionada com a taxação dos produtos de uso pessoal, nos últimos dias, a Administração Geral Tributária (AGT) esteve, como se diz na gíria, na boca do povo. A medida gerou uma onda de insatisfação e, sendo ou não apenas a única razão, foi declarada a suspensão daquela modalidade de tributação, nova na nossa realidade.

27/04/2024 Última atualização 06H00
Opinião

Rosa de veludo caule

Persigo, incessante, mais um instante para privilegiar o sossego. Para a parte maior da raça humana, pondero tratar-se da necessidade que se vai evidenciando quando a tarde eiva as objectivas da vida. Rastos de águas passadas há muito direccionam o moinho para a preciosidade do tempo.

27/04/2024 Última atualização 06H00
Opinião

Autarquia: um novo paradigma de gestão sócio-administrativa

No sentido lato, a descentralização da administração pública não deve ser encarada apenas como um expediente” técnico e utilitário”, para melhoria da eficácia e eficiência. Por conseguinte, a ideia filosófica usada como base para elencar outros conceitos em outros ramos do conhecimento, o bem comum é definido a partir do interesse público, ou seja, tudo que é pertinente ao usufruto ou que beneficie uma sociedade como um todo.

26/04/2024 Última atualização 11H35
Opinião

As hipóteses académicas e a realidade da economia

Em diferentes ocasiões, vimos como o mercado angolano reage em sentido contrário às hipóteses académicas, avançadas como argumentos para justificar a tomada de certas medidas no âmbito da reestruturação da economia ou do agravamento da carga fiscal.