Sociedade

Empresário português doa kits para cirurgias

Flávia Massua

Jornalista

O empresário português Augusto Rocha entregou, ontem, em Luanda, à ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, kits para cirurgias ao tumor da hipófise, uma doença que afecta a região do cérebro, numa altura em que decorre uma campanha de intervenções cirúrgicas no Complexo Hospitalar Cardeal Dom Alexandre do Nascimento (CHCDAN).

16/05/2024  Última atualização 13H15
© Fotografia por: DR

A governante considerou a oferta um gesto louvável, que mostra a preocupação do sector privado com a questão social.

"É um ganho no âmbito da abertura e cooperação internacional”, disse a ministra, que destacou, igualmente, a presença de médicos de referência no mundo, que partilham conhecimentos com os técnicos locais, nos domínios da Cardiologia e Cirurgias Pediátricas. A presença assinalável de vários médicos, com destaque para professores especializados em Cirurgias Cardíacas, Enfermeiros experientes, Anestesistas e Instrumentistas de vários países, referiu, mostra o interesse e a vontade de potenciar os técnicos do país.

Segundo a ministra da Saúde, no país existem muitos bons médicos que estão, por exemplo, a operar crianças que apresentam sinais complexos, exigindo-se, por isso, conhecimentos adicionais do ponto de vista técnico. "É este exercício que estamos aqui a desenvolver com os mais experientes na matéria”. 

Tumor da hipófise

De 13 a 17 do mês em curso, o CHCDAN acolhe a campanha de cirurgias ao tumor da hipófise, devendo ser operados 15 pacientes, sob comando do médico neurocirurgião português Óscar Neves, de renomada experiência e credibilidade no mundo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade