Cerca de 100 profissionais de cardiocirurgia serão formados no âmbito de um acordo assinado, nesta segunda-feira, em Luanda, entre o Ministério da Saúde e a petrolífera italiana Eni, a fim de beneficiar perto de 250 pacientes ao ano e reforçar serviços de hospital especializado.
Um grupo de 100 mulheres zungueiras dos municípios do Tomboco e Mbanza Kon-go, na província do Zaire, recebeu um donativo composto por bens de primeira necessidade e produtos de higiene, no sentido de minimizar as dificuldades.
Da doação constam bens como arroz, açúcar, massa alimentar, óleo vegetal, sabão, sabonete e bacias de plástico para a comercialização de produtos.
Segundo a secretária provincial da OMA, Isabel Devia Luvenga, o fórum tem como objectivo sensibilizar a mulher zungueira para aderir ao Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI), com vista a obter os benefícios que o mesmo coloca à disposição dos cidadãos.
O encontro visou, igualmente, incutir valores morais e cívicos às mulheres vendedoras, para que exerçam a sua actividade com dignidade e dentro da organização que se impõe, enquanto integrantes de uma sociedade.
Isabel Luvenga disse que o encontro abriu, ainda, espaço para uma parceria permanente entre a OMA e a mulher zungueira, com vista à elaboração de projectos viáveis que visam a solução dos principais problemas que as afligem e garantir, assim, o seu bem-estar.
"A OMA, no Zaire, compromete-se em tudo fazer para conseguir um parceiro social para apoiar as mulheres zungueiras na concessão de micro-créditos, para aumentar os vossos negócios. Por esta razão, falamos aqui dos mecanismos para a obtenção do referido crédito e as suas vantagens, bem como do PREI, o papel da mulher Zungueira na sociedade, direitos e deveres e a importância do empreendedorismo para o vosso empoderamento”, acrescentou.
Na ocasião, o segundo secretário provincial do MPLA, Garcia Vieira, reconheceu a dedicação da mulher Zungueira em prol do bem-estar das famílias e o seu papel no desenvolvimento da sociedade.
"A mulher Zungueira trabalha arduamente para que não falte alimentação, saúde e roupa para os seus filhos e na garantia dos estudos, em função desse esforço o MPLA vai continuar a dar o apoio possível”, disse Garcia Vieira, que aproveitou a ocasião para aconselhar as mulheres vendedoras e ambulantes a continuarem com as suas actividades de forma ordeira, para que amanhã possam se tornar empresárias de sucesso.
INAPEM forma mulheres
A chefe de Departamento do Instituo Nacional de Apoio a Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), Maria Wazika Gonçalves, deu a conhecer que 50 mulheres foram capacitadas em matéria de empreendedorismo, no âmbito do PREI, cujo processo vai continuar, com a previsão de formar mais de mil mulheres vendedoras, até ao final do ano em curso.
A zungueira Isabel Morena, 36 anos, uma das beneficiárias do donativo, agradeceu o gesto do MPLA em realizar o fórum, tendo reconhecido a importância do apoio, que vai ajudar no aumento e na melhoria da dieta alimentar das crianças."A realização do Fórum vai trazer uma outra visão às mulheres vendedoras ambulantes sobre o comércio e peço ao Governo para continuar com actividades do género, para apoiar outras que não beneficiaram desta vez”, pediu Isabel Morena.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve, recentemente, em Luanda, um casal suspeito de envolvimento na morte, por agressão com arma branca, da cidadã Conceição Cambundo Figueiredo, de 37 anos, ocorrida, no ano passado, no município de Icolo e Bengo, supostamente por questões passionais.
A circulação rodoviária entre o Hospital Josina Machel e a Unidade de Guarda Presidencial (UGP) vai estar condicionada, a partir desta segunda-feira até quinta-feira, devido às obras de melhorias levadas a cabo pelo Ministério das Obras Públicas e Ordenamento do Território, através do Instituto de Estradas de Angola INEA.
O porta-voz nacional do Serviço de Investigação Criminal (SIC) revelou, este sábado, em Luanda, que há delinquentes que, mesmo detidos, “tudo fazem para continuar a actividade criminosa”, a partir das cadeias.
Ao todo, 3.240 gramas de cocaína foram apreendidos, desde o início do ano, no Aeroporto Internacional “4 de Fevereiro”, em Luanda, informou, este sábado, o chefe do Departamento de Fiscalização Aduaneira da Administração Geral Tributária (AGT).
Angola e a República Árabe Saharaui Democrática manifestaram hoje a necessidade do reforço das relações político-diplomáticas em defesa dos interesses comuns, depois do encontro, em Luanda, entre autoridades dos dois países.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa nesta terça-feira, 28, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O país vai prosseguir com a prospecção e exploração de metais preciosos com destaque para o ouro, prata, platina e outros, cuja transformação com vista a agregação de valor passa necessariamente pela utilização de refinarias.
A ministra de Estado para Área Social, Carolina Cerqueira, realçou, nesta segunda-feira, em Lisboa, a importância dos oceanos no desenvolvimento sustentável e no fortalecimento das economias “particularmente das emergentes”.
O Presidente João Lourenço instou, nesta segunda-feira, em Lisboa, a comunidade internacional a procurar um cessar-fogo incondicional na guerra entre Moscovo e Kiev, defendendo que “o mundo não suporta” um conflito “no coração da Europa”.
O Presidente da República, João Lourenço, destacou, nesta segunda-feira, em Lisboa, as políticas do Executivo para a protecção da economia azul, referindo que “Angola vem dando, nos últimos anos, passos significativos no sentido de reduzir a queima dos combustíveis fosseis para a produção de energia eléctrica.