Sociedade

“Zungueiras”no Zaire beneficiam de apoio

Kayila Silvina | Tomboco

Um grupo de 100 mulheres zungueiras dos municípios do Tomboco e Mbanza Kon-go, na província do Zaire, recebeu um donativo composto por bens de primeira necessidade e produtos de higiene, no sentido de minimizar as dificuldades.

16/05/2022  Última atualização 12H45
Mulheres zungueiras receberam ajuda alimentar do MPLA © Fotografia por: Kayila Silvina | Edições Novembro | Mbanza Kong
O acto da entrega da referida doação, orientado pelo segundo secretário provincial do MPLA, Garcia Vieira, teve lugar na vila do Tomboco e foi promovido pela Organização da Mulher Angolana (OMA), no âmbito do Fórum da Mulher Zungueira.

Da doação constam bens como arroz, açúcar, massa alimentar, óleo vegetal, sabão, sabonete e bacias de plástico para a comercialização de produtos.

Segundo a secretária provincial da OMA, Isabel Devia Luvenga, o fórum tem como objectivo sensibilizar a mulher zungueira para aderir ao Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI), com vista a obter os benefícios que o mesmo coloca à disposição dos cidadãos.

O encontro visou, igualmente, incutir valores morais e cívicos às mulheres vendedoras, para que exerçam a sua actividade com dignidade e dentro da organização que se impõe, enquanto integrantes de uma sociedade.

Isabel Luvenga disse que o encontro abriu, ainda, espaço para uma parceria permanente entre a OMA e a mulher zungueira, com vista à elaboração de projectos viáveis que visam a solução dos principais problemas que as afligem e garantir, assim, o seu bem-estar.

"A OMA, no Zaire, compromete-se em tudo fazer para conseguir um parceiro social para apoiar as mulheres zungueiras na concessão de micro-créditos, para aumentar os vossos negócios. Por esta razão, falamos aqui dos mecanismos para a obtenção do referido crédito e as suas vantagens, bem como do PREI, o papel da mulher Zungueira na sociedade, direitos e deveres e a importância do empreendedorismo para o vosso empoderamento”, acrescentou.

Na ocasião, o segundo secretário provincial do MPLA, Garcia Vieira, reconheceu a dedicação da mulher Zungueira em prol do bem-estar das famílias e o seu papel no desenvolvimento da sociedade.

"A mulher Zungueira trabalha arduamente para que não falte alimentação, saúde e roupa para os seus filhos e na garantia dos estudos, em função desse esforço o MPLA vai continuar a dar o apoio possível”, disse Garcia Vieira, que aproveitou a ocasião para aconselhar as mulheres vendedoras e ambulantes a continuarem com as suas actividades de forma ordeira, para que amanhã possam se tornar empresárias de sucesso.

 

INAPEM forma mulheres

A chefe de Departamento do Instituo Nacional de Apoio a Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), Maria Wazika Gonçalves, deu a conhecer que 50 mulheres foram capacitadas em matéria de empreendedorismo, no âmbito do PREI, cujo processo vai continuar, com a previsão de formar mais de mil mulheres vendedoras, até ao final do ano em curso.

A zungueira Isabel Morena, 36 anos, uma das beneficiárias do donativo, agradeceu o gesto do MPLA em realizar o fórum, tendo reconhecido a importância do apoio, que vai ajudar no aumento e na melhoria da dieta alimentar das crianças."A realização do Fórum vai trazer uma outra visão às mulheres vendedoras ambulantes sobre o comércio e peço ao Governo para continuar com actividades do género, para apoiar outras que não beneficiaram desta vez”, pediu Isabel Morena. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade