Regiões

“Zungueiras” no Dundo recebem micro-créditos

Victorino Matias | Dundo

Jornalista

Um grupo de 100 mulheres que se dedica à venda ambulante, na cidade do Dundo, província da Lunda-Norte, recebeu, sábado, micro-créditos, para potenciar as suas actividades.

10/05/2022  Última atualização 08H55
Cada zungueira recebeu 15 mil kwanzas e diversos produtos © Fotografia por: Victorino Matias | Dundo

A entrega dos micro-créditos foi feita no encerramento da Feira da Mulher Zungueira, promovida pela Organização da Mulher Angolana (OMA), no âmbito da parceria existente entre a organização feminina do MPLA e a Associação Solidária de Ajuda de Angola (ASAJA). Durante o acto foram, também, entregues kits de produtos diversos e quinze mil kwanzas para cada vendedora, com a perspectiva de reembolso num período de três meses. 

Elisa  Solange Paxe, secretária provincial da OMA, anunciou, para breve, o surgimento  de um mercado municipal, em estreita colaboração com a Administração do Chitato.

Por seu turno, o presidente da ASAJA, Elias Pedro, explicou que as mulheres zungueiras não precisam de avalista para ter acesso ao crédito, bastando uma  declaração da OMA, que assume todas as responsabilidades. 

Acrescentou que o projecto está a contribuir para o fomento do auto-emprego e melhoria das condições de vida de muitas famílias.

 O evento visou, também, promover mecanismos para o empoderamento da zungueira e contribuir para a sua valorização.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões