Sociedade

Zona Verde do Alvalade fica pronta ainda este ano

O projecto de requalificação da Zona Verde do Alvalade, Distrito Urbano da Maianga, município de Luanda, fica concluído ainda este ano, com o término da terceira e quarta fase da empreitada, disse, ontem, o administrador José Oliveira.

01/02/2023  Última atualização 09H15
Trabalhos de reabilitação estão nas últimas fases de execução © Fotografia por: DR
Estas últimas etapas da reabilitação, explicou, enquadradas no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), já estão na recta final. A primeira e segunda fase, contou, incluiu a limpeza do perímetro, remoção de obstáculos e instalação de repuxos (sistemas de irrigação ou projecção de água). Após a conclusão da primeira e segunda fases da requalificação, iniciada em 2013, a Zona Verde do Alvalade foi reaberta parcialmente, em 2021, depois de montados os repuxos, uma cascata artificial, com escultura da kianda.

José Oliveira explicou que o espaço vai ganhar também novas áreas para piqueniques, balneários públicos, vias para pedestres, ciclovias, parque infantil e estacionamento, benfeitorias que vão contribuir na melhoria da imagem da cidade de Luanda e, em particular, da Zona Verde. Com uma população estimada em 852.271 habitantes, o Distrito Urbano da Maianga possui uma área de 24,7 quilómetros quadrados, e compreende a Maianga (sede), Cassequel, Prenda e Rocha Pinto.

A data

O Dia Nacional do Ambiente foi instituído com base na realização da Semana de Conservação da Natureza, decorrida em Luanda, em 1976, com o objectivo principal de reforçar os alertas aos diferentes sectores para a necessidade de adoptarem padrões de vida sustentáveis, que promovam uma gestão equilibrada dos recursos naturais.

Este ano, a efeméride está a ser celebrada com os olhos focados no combate às queimadas e ao derrube de árvores, na protecção e recuperação de árvores, bem como na promoção do uso sustentável dos ecossistemas terrestres.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade