Economia

Zona Euro: Presidente do BCE defende inflação baixa a médio prazo

A presidente do Banco Central Europeu (BCE) defendeu que reduzir a inflação para 2,0 por cento no médio prazo “é não negociável”, acrescentando que a instituição vai cumprir o objectivo através de uma estratégia “dependente de dados” e estando “pronta a agir”, sem que haja “trade-offs” entre a estabilidade de preços e a estabilidade financeira.

25/03/2023  Última atualização 08H30
© Fotografia por: DR

"Vamos conseguir atingir a estabilidade de preços e trazer a inflação de volta aos 2,0 por cento no médio prazo é não negociável. E vamos fazê-lo seguindo uma estratégia robusta que é dependente de dados e que incorpora uma prontidão para agir, mas que não acredita em trade-offs do nosso objetivo principal”, afirmou Christine Lagarde, na quarta-feira, numa conferência promovida pela Universidade Goëthe Frankfurt, na Alemanha. 

Tal como tinha feito na semana passada, depois da reunião do Conselho de Governadores que decidiu mais uma subida das taxas de juro, Lagarde explicou que os próximos passos da estratégia para baixar a inflação vão, em primeiro lugar, depender de dados.

"Isto significa, 'ex-ante', que não estamos comprometidos com aumentar mais as taxas de juro, nem que concluímos o processo de subida”, disse, acrescentando que, "se o cenário base das nossas projecções mais recentes se confirmar, nós ainda temos um caminho a percorrer para garantir que as pressões inflacionistas foram eliminadas”.

Em segundo lugar, a estratégia do BCE vai também ter atenção a turbulência do sector financeiro, dado o colapso do Credit Suisse e as implicações que pode ter na banca da Zona Euro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia