Economia

Zona Euro entrou em recessão

A economia da Zona Euro entrou em recessão técnica nos primeiros três meses de 2023, ao contrair-se pelo segundo trimestre consecutivo na variação em cadeia, segundo dados divulgados, ontem, pelo serviço europeu de estatística, Eurostat.

09/06/2023  Última atualização 07H40
Euro © Fotografia por: DR
No primeiro trimestre do ano, o Produto Interno Bruto (PIB) da Zona Euro recuou 0,1 por cento na variação em cadeia, a mesma taxa de contracção que tinha sido registada nos últimos três meses de 2022.

De acordo com o serviço estatístico europeu, nos primeiros três meses deste ano a despesa de consumo final das famílias diminuiu 0,3 por cento na Zona Euro (após -1,0 por cento no trimestre anterior) e das administrações públicas recuou 1,6 (depois de ter crescido 0,8 no período anterior).

As exportações diminuíram 0,1 por cento nos países do Euro e as importações recuaram 1,3 entre Janeiro e Março (-0,2 e -2,5 no quatro trimestre de 2022).

A formação bruta de capital fixo, por seu lado, aumentou 0,6 pontos percentuais na Zona Euro (após 3,5 por cento de quebra).

A economia da Zona Euro teve, no primeiro trimestre, um crescimento homólogo de 1,0 por cento, um abrandamento face aos 1,8 do anterior, e manteve o recuo em cadeia de 0,1 pontos percentuais, segundo dados ontem divulgados pelo Eurostat.

Na União Europeia (UE), o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) também abrandou para 1,0 por cento na variação homóloga (1,7 nos primeiros três meses de 2022) e acelerou, na comparação em cadeia, 0,1 pontos percentuais, face ao recuo de 0,2 registado entre Outubro e Dezembro últimos.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia