Economia

Zona Económica Especial assina acordos de cooperação em Espanha

O presidente do Conselho de Administração da Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo, Manuel Pedro, firmou, esta semana, acordos de cooperação bilateral com o Porto de Barcelona, com a Zona Franca, DFactory, e com a empresa logística de Catalunha (CIMALSA), localizados em Barcelona, Espanha.

18/05/2023  Última atualização 11H34
PCA da ZEE (à esquerda) com o presidente da CIMALSA © Fotografia por: DR
Manuel Pedro assinou um memorando de entendimento com a CIMALSA, empresa detida pelo Governo Autónomo da Catalunha, Espanha, que nos últimos 30 anos se especializou em promover, desenvolver e gerir infra-estruturas e centros de transporte de mercadorias, logística e mobilidade, e que vai colaborar no processo de transição da ZEE Luanda-Bengo para Zona Franca.

Na ocasião, o presidente da CIMALSA, Isaac Albert, afirmou que a parceria vai contribuir de forma significativa para o desenvolvimento da ZEE.

O PCA da ZEE disse que foi possível, ao longo dessa missão, reunir com as empresas mais importantes da Região Autónoma de Catalunha, com o estabelecimento de diversas parcerias e a possibilidade de encaminhamento de várias empresas que actuam no hub logístico e industrial de Catalunha.

O objectivo deste acordo, que tem uma duração de quatro anos, é o aproveitamento da vasta experiência da CIMALSA no desenvolvimento e implementação de projectos logísticos, industriais e de serviços, bem como a adopção de fórmulas de gestão e exploração já testadas em projectos geridos por esta empresa.

O conhecimento e a experiência desta empresa catalã poderão ser de crucial importância para o estabelecimento dos procedimentos técnicos, administrativos e legais para a transformação da ZEE em Zona Franca, que constitui, aliás, a grande prioridade do seu Conselho de Administração.

 

Parcerias

Em visita à Zona Franca de Barcelona, DFactory, o PCA da ZEE, Manuel Pedro, que reuniu com o presidente executivo do Consórcio da Zona Franca de Barcelona, Pere Navarro, recebeu a garantia de uma relação de cooperação intensificada, com a materialização a curto prazo de iniciativas para acelerar o desenvolvimento da indústria 4.0 na ZEE.

Com vista ao alcance de parcerias estratégicas e intercâmbio com os maiores players do sector, o PCA da ZEE efectuou também uma visita guiada à Zona de Actividades Logísticas de Barcelona, a primeira plataforma logística portuária estabelecida em Espanha, que detém actividades de distribuição e transporte na movimentação pós-industrial e pré-comercial, além de outras acções de valor agregado. Um hub  logístico diferenciado pelo alto nível de intermodalidade, instalada numa área de 239 hectares, com mais de 120 empresas instaladas.

Soluções logísticas

O sub-director-geral para Inovação e Estratégia de Negócio do Porto de Barcelona, Santiago Garcia-Milà, afirmou que o Porto de Barcelona vai cooperar com a ZEE Luanda-Bengo no desenvolvimento de soluções logísticas sustentáveis para Angola.

Durante a visita efectuada pelo PCA da ZEE, Manuel Francisco Pedro, àquele que constitui um dos maiores e mais importantes portos do Mar Mediterrâneo e da Europa, Santiago Garcia-Milà apresentou à delegação angolana a imponência do Porto de Barcelona, numa visita guiada de aproximadamente duas horas.

O PCA da ZEE Luanda-Bengo, Manuel Francisco Pedro, avançou que o projecto está de facto em linha com a Estratégia da ZEE Luanda-Bengo, de acordoncom os pilares que sustentam o seu novo Plano Estratégico.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia