Mais de 4.300 pessoas morreram e pelo menos 19 mil ficaram feridas na Turquia e na Síria devido a dois sismos, um dos quais de magnitude 7,8 na escala de Richter, registados na segunda-feira-
Subiu para 3.600 o número de vítimas mortais, do terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter, registado na Turquia, perto da fronteira com a Síria, de acordo com os mais recentes relatórios provisórios, divulgados, na noite desta segunda-feira, pela Presidência de Gestão de Emergências e Desastres (AFAD) da Turquia.
No dia 03 de Dezembro, o Zimbábue se junta ao mundo para comemorar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (PWDs).
Desde tempos imemoriais, as PCDs têm enfrentado a marginalização nas áreas económicas, sociais, culturais e políticas da vida. A sua exclusão ocorre devido a uma série de razões, sendo a principal delas a estigmatização da deficiência.
Estigmatização é a atribuição de percepções negativas a um indivíduo por causa das diferenças percebidas da população em geral ou a respeito, visualização ou caracterização de algo ou alguém como desprezível ou desaprovação pública de algo ou alguém.
Em 2013, o Zimbábue ratificou a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006) (UNCRPD) e seu Protocolo Opcional.
Além disso, a Constituição que entrou em vigor em 2013, congrega como um dos valores e princípios fundadores do país, o reconhecimento dos direitos das pessoas com deficiência e a integração dos direitos das pessoas com deficiência, como um dos objetivos nacionais.
Este é um avanço significativo no sentido de reconhecer a igualdade e dignidade das pessoas com deficiência e fornecer medidas que permitirão a plena realização de seus direitos humanos.
Em Junho de 2021, o Presidente Emmerson Mnangagwa, lançou a Política Nacional de Deficiência (NDP).
A política, que é uma medida para domesticar as disposições da UNCRPD, procura abordar a opressão, a marginalização e a discriminação sofridas pelas pessoas com deficiência.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, decretou sete dias de luto nacional pelas vítimas mortais no terramoto ocorrido naquele país e na Síria, tendo sido contabilizadas, até ao momento, mais de 2.600 mortos.
Os jogadores do Umraniyespor e do Antalyaspor Geraldo e Fredy afirmaram, esta terça-feira, que estão em contacto com os compatriotas, depois do sismo ocorrido na Síria e Turquia, de magnitude 7,8 na escala de Richter, na madrugada de domingo para a segunda-feira.
Os Presidentes da República de Angola, João Lourenço, e da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, tiveram segunda-feira, em Luanda, um encontro de trabalho, que durou mais de duas horas. O teor da conversa entre os dois estadistas não foi divulgado à imprensa.
A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, anunciou, segunda-feira, em Benguela, que os Parlamentos de Angola e de Moçambique vão, doravante, intensificar a troca de experiências, com o objectivo de desenvolver novas habilidades e formas de cooperação, fruto de uma adenda que resulta de um acordo assinado entre os dois países no domínio parlamentar.
A governadora do Huambo destacou, ontem, nesta cidade, o papel desempenhado pelo Cónego Manuel das Neves na luta contra o regime colonial português, salientando que o padre católico nos momentos mais difíceis da história do país não hesitou em arriscar a sua própria vida para que Angola se tornasse hoje num Estado independente e soberano.