A antiga Casa de Reclusão Militar, situada na zona adjacente ao Porto de Luanda, vai mudar de nome para Museu de Luta de Libertação, nos próximos dias.
Zézé Gamboa é um dos cineastas angolanos da segunda geração que ostenta uma carreira reconhecida a nível internacional, a começar em África. Quer no género documentário, quer na ficção, as obras do realizador têm sido merecedoras de prémios e boa recepção do público e da crítica.
A actriz Zenaida Alfama e membro da direcção da Associação Artística e Cultural Mindelact vai ser distinguida pela associação com o Prémio de Mérito Teatral 2023, pelo seu contributo em prol da dinamização das artes cénicas cabo-verdianas.
Esta é uma das decisões que saíram da assembleia-geral do Mindelact, que também aprovou na mesma reunião as contas de 2022, afirmou à imprensa o presidente da assembleia-geral, José Pedro Bettencourt.
"Como todos os anos Mindelact escolhe uma pessoa ou instituição para propor que seja galardoada. Este ano foi proposto o nome de Zenaida Alfama, que foi votada por unanimidade”, explicou José Pedro Bettencourt, para quem a actriz está com o Mindelact desde sempre e é sempre bom reconhecer quando as pessoas fazem este tipo de trabalho.
"Ela tem feito um trabalho muito bom como elemento da direcção do Mindelact, no teatro e também como contadora de histórias e tem tido um papel muito importante na sociedade. Ela tem dirigido a área financeira do Mindelact e tem feito um esforço bastante grande na resolução de problemas que temos tido”, acrescentou.
Conforme a Associação Artística e Cultural Mindelact, a actriz completa, este ano, 25 anos de carreira e é uma das personalidades mais importantes das artes cénicas em Cabo Verde, com actuações em vários espectáculos e filmes. É membro integrante das companhias Morabeza Teatro e Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo (CTCCPM) e faz parte da direcção da Associação Mindelact.
A galardoada, por sua vez, disse que não esperava que fosse proposto o seu nome, mas foi algo que a encheu de satisfação porque reconhece o trabalho que ela tem feito há quase 25 anos.
"Foi uma surpresa porque até uns anos atrás eu dizia que nós da direcção tínhamos de nos conter para não premiar os membros da direcção. Mas, tudo veio no seu momento certo, foi uma alegria e a forma como as pessoas que estavam na assembleia reagiram foi especial”, declarou a actriz.
O Prémio de Mérito Teatral de 2023 será entregue a 27 de Março, Dia Mundial do Teatro. O galardão foi criado em 1999 pela Associação Mindelact, para anualmente homenagear um grupo de teatro, particulares, empresas ou instituições públicas ou privadas que se destaquem pelo apoio e contribuição para o desenvolvimento das artes cénicas cabo-verdianas.
Ainda, durante a assembleia-geral, explicaram aos participantes o desenrolar do projecto Tripé, que é uma colaboração artística, envolvendo associações artísticas e culturais de três ilhas de Cabo Verde. O Mindelact (São Vicente), o projecto Chiquinho (São Nicolau) e o Raiz di Polon (cidade da Praia).
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO antropólogo congolês-brasileiro Kabengele Munanga foi distinguido, sexta-feira, com o título de Professor Emérito pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).
Um dia antes de comemorar 83 anos, Kituxi a principal referência da música tradicional angolana foi homenageado, este sábado, no projecto Praça do Semba, no município do Cazenga, Luanda, pela trajectória artística.
Kigali vai acolher a primeira edição do Trace Awards & Festival, de 20 a 21 de Outubro, um evento que celebra a criatividade, o dinamismo e a credibilidade da música e da cultura africana, soube o JA Online, através de uma nota.
Economistas moçambicanos disseram hoje que a decisão do banco central de deixar de comparticipar a fatura de importação de combustíveis é sinal de que as suas reservas estão no “limite” e pretende travar o desequilíbrio da balança de pagamentos.
A Comissão Europeia propôs, esta terça-feira, a cooperação com países africanos, como Marrocos, para combater as travessias ilegais nas rotas migratórias do Mediterrâneo Ocidental e do Atlântico, avança a Lusa.
Angola e a Macedónia do Norte confirmaram, esta terça-feira, em Escópia, a vontade de aprofundar as relações de cooperação bilateral, abrindo janelas de oportunidade para os países explorarem as suas potencialidades nas mais variadas áreas de interesse comum.
A Administração municipal de Luanda promoveu, segunda-feira, uma campanha de limpeza na praia da Areia Branca, localizada na Nova Marginal, no âmbito das celebrações do dia Mundial do Ambiente.