Cultura

Zenaida Alfama distinguida com Prémio de Mérito Teatral

A actriz Zenaida Alfama e membro da direcção da Associação Artística e Cultural Mindelact vai ser distinguida pela associação com o Prémio de Mérito Teatral 2023, pelo seu contributo em prol da dinamização das artes cénicas cabo-verdianas.

13/03/2023  Última atualização 10H20
© Fotografia por: DR

Esta é uma das decisões que saíram da assembleia-geral do Mindelact, que também aprovou na mesma reunião as contas de 2022, afirmou à imprensa o presidente da assembleia-geral, José Pedro Bettencourt.

"Como todos os anos Mindelact escolhe uma pessoa ou instituição para propor que seja galardoada. Este ano foi proposto o nome de Zenaida Alfama, que foi votada por unanimidade”, explicou José Pedro Bettencourt, para quem a actriz está com o Mindelact desde sempre e é sempre bom reconhecer quando as pessoas fazem este tipo de trabalho.

"Ela tem feito um trabalho muito bom como elemento da direcção do Mindelact, no teatro e também como contadora de histórias e tem tido um papel muito importante na sociedade. Ela tem dirigido a área financeira do Mindelact e tem feito um esforço bastante grande na resolução de problemas que temos tido”, acrescentou.

Conforme a Associação Artística e Cultural Mindelact, a actriz completa, este ano, 25 anos de carreira e é uma das personalidades mais importantes das artes cénicas em Cabo Verde, com actuações em vários espectáculos e filmes. É membro integrante das companhias Morabeza Teatro e Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo (CTCCPM) e faz parte da direcção da Associação Mindelact.

A galardoada, por sua vez, disse que não esperava que fosse proposto o seu nome, mas foi algo que a encheu de satisfação porque reconhece o trabalho que ela tem feito há quase 25 anos.

"Foi uma surpresa porque até uns anos atrás eu dizia que nós da direcção tínhamos de nos conter para não premiar os membros da direcção. Mas, tudo veio no seu momento certo, foi uma alegria e a forma como as pessoas que estavam na assembleia reagiram foi especial”, declarou a actriz.

O Prémio de Mérito Teatral de 2023 será entregue a 27 de Março, Dia Mundial do Teatro. O galardão foi criado em 1999 pela Associação Mindelact, para anualmente homenagear um grupo de teatro, particulares, empresas ou instituições públicas ou privadas que se destaquem pelo apoio e contribuição para o desenvolvimento das artes cénicas cabo-verdianas.

Ainda, durante a assembleia-geral, explicaram aos participantes o desenrolar do projecto Tripé, que é uma colaboração artística, envolvendo associações artísticas e culturais de três ilhas de Cabo Verde. O Mindelact (São Vicente), o projecto Chiquinho (São Nicolau) e o Raiz di Polon (cidade da Praia).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura