Mundo

Zelensky afirma que Lula da Silva “mostrou falta de interesse”

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou, quinta-feira, durante uma entrevista concedida ao jornal brasileiro Folha de São Paulo, que o líder brasileiro, Lula da Silva, mostrou “falta de interesse” no encontro entre ambos, que estava agendado à margem da reunião do G7, em Hiroshima, Japão.

02/06/2023  Última atualização 06H10
Volodymyr Zelensky © Fotografia por: DR
Segundo Zelensky, dizer que os Presidentes não se reuniram porque o líder ucraniano não apareceu, como disse Lula, é uma declaração de gente que "não é séria ou substantiva”.

Durante a entrevista, Volodymyr Zelensky contradisse o Presidente brasileiro, afirmando que a reunião entre ambos não aconteceu "por falta de interesse do Brasil”.

"[…] Já ofereci a realização de uma reunião em qualquer formato. Já convidei várias vezes o Presidente Lula para vir à Ucrânia.  No G7, tive várias reuniões bilaterais. Disseram que nós não tínhamos tentado nem se esforçado para encontrá-lo, isto não é verdade. Não é gente séria, substantiva, que está a dizer isso”. "Já me dispus a encontrá-lo muitas vezes. Acredito que se criará uma nova oportunidade. Alguma coisa não deu certo (para o encontro) no G7, não quero entrar em detalhes, mas definitivamente não foi por nossa causa que não deu certo”, afirmou o mandatário ucraniano.

 

Tribunal Internacional para crimes de guerra

Sobre a criação de um Tribunal internacional para julgar os crimes de guerra na Ucrânia, Zelensky avançou que espera que o Brasil apoie a iniciativa de Kiev, avançando que "Lula quer ser original nas suas ideias”.

"Lula quer ser original, e devemos dar-lhe  essa oportunidade. Agora, é preciso responder a algumas perguntas muito simples. O Presidente acha que assassinos devem ser condenados e presos? Creio que, se tiver a oportunidade, ele dirá que sim. Ele encontrará tempo para responder a essa questão? Ele não achou tempo para se reunir comigo, mas, talvez, tenha tempo para responder a essa pergunta”, afirmou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo