O candidato Zeca Moreno foi confirmado, nesta segunda-feira, em Luanda, pela Comissão Eleitoral Nacional da União Nacional dos Artistas e Compositores - Sociedade de Autor (UNAC-SA), como o único concorrente ao pleito eleitoral marcado para o próximo dia 7 de Outubro, nas 8 províncias do país.
Zeca Moreno foi o primeiro e único candidato que apresentou uma candidatura nos prazos legais que ficou definida, por unanimidade, no período de 5 a 21 do corrente mês, pelos 184 membros presentes na 5ª Assembleia-Geral Ordinária, realizada no dia 14 de Julho, na cidade de Caxito, na província do Bengo. As províncias com direito à voto são: Huambo, Namibe, Cuanza Norte, Cuanza Sul, Malanje, Benguela, Cabinda e Luanda.
Durante uma conferência de imprensa, realizada, na sala de reuniões da UNAC-SA, na baixa de Luanda, Mutamba, o presidente da Comissão Eleitoral Nacional, Marcelino Domingos Neto "Chico Madne”que a lista do único candidato é divulgada hoje e lamentou o facto de o acto ficar marcado pela fraca adesão de concorrentes.
Chico Madne destacou que desde o primeiro dia da abertura e apresentação de candidaturas, a comissão eleitoral apenas recebeu uma lista, a do candidato Zeca Moreno, que vai concorrer à sua sucessão. "Cumprimos com o nosso trabalho, mas só tivemos uma única lista na altura da recepção. Porém, gostaríamos que tivéssemos mais candidaturas porque ajudaria a criar um pleito com mais interesse onde pudessem aparecer concorrentes com outras visões e linhas de acções em prol do crescimento da classe nacional, em todos os segmentos culturais e artísticos”.
Chico Madne garantiu que não faltou publicidade do anúncio dos prazos para o processo da entrega das candidaturas e os requisitos necessários a serem cumpridos pelos interessados.
De acordo o regulamento, disse, o perfil dos candidatos, passaria por ser membro da instituição, ter disponibilidade e interesse pela causa comum, boa conduta, cumprir com alguns pontos preferenciais, como experiência de liderança, boas relações com as instituições públicas e privadas e ser respeitado pela classe artística. "Neste momento esperamos que o único possa fazer a sua campanha que encerra no dia 05 de Outubro”, esclareceu.
Independentemente de ser candidato único, explicou, Zeca Moreno terá de receber acima de 50 por cento dos votos para ser declarado como o vencedor. "Tudo agora vai depender da campanha e do programa eleitoral que vai apresentar para conquistar a confiança dos associados em condições de exercer o direito ao voto”, reforçou.
Claudeth Tchizumgo, membro da Comissão Eleitoral Nacional apelou para os próximos pleitos eleitorais uma maior participação da classe e aconselhou os associados a pagarem as quotas para o crescimento harmonioso da instituição que tem como objectivo defender os interesses da classe artística a nível nacional.
Nestas eleições, a Comissão Nacional Eleitoral é composta por Marcelino Domingos Neto "Chico Madne”, na qualidade de presidente, Gersy Letícia Roque Pegado "Gersy Pegado”, secretária, e Claudeth Sousa Tchizungo Fernandes "Claudeth Tchizungo”, escrutinadora.
Campanha eleitoral
O período de campanha eleitoral está aberto desde domingo do corrente mês e prolonga-se até o dia 5 de Outubro próximo. Zeca Moreno fez ontem a apresentação oficial das linhas de força do seu programa de acção e do seu elenco, na sua sede de campanha, na rua 11, bairro Futungo II, em Luanda.
O músico Zeca Moreno teve a sua estreia no mercado literário com o lançamento do livro "Sakwenda, Percursos e Vivências”, obra apresentada no Restaurante Escondidinho, na cidade de Benguela. José Manuel Moreno Mendes Fernandes, conhecido por Zeca Moreno, natural de Benguela, é professor licenciado em História e é funcionário público reformado. Exerceu vários cargos políticos e na Função Pública, destacando-se os de membro do Bureau Político e do Comité Central do MPLA, comissário municipal do Lobito, administrador municipal de Viana, assessor do governador provincial de Luanda, director provincial do Comércio e Indústria de Luanda, deputado à Assembleia Popular Provincial de Benguela e de dirigente juvenil.
Cantor desde 1972 e integrante e fundador do elenco artístico "Os Bongos” do Lobito, vocalista do Conjunto N’gola - 74 e também fundador do conjunto musical "Os Simbas”. Como cantor tem cinco álbuns no mercado.
A União Nacional dos Artistas e Compositores é uma instituição de utilidade pública, criada há 42 anos, que congrega autores, compositores, músicos, dançarinos, actores e agentes de outras manifestações artísticas, com o objectivo de estabelecer e implementar estratégias e acções que concorram para a promoção, desenvolvimento e defesa dos interesses sócio-profissionais da classe.
Os membros da União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC-SA) passaram, a partir de 1 de Junho de 2022, a pagar uma quota mensal no valor de 500 kwanzas, de acordo com as últimas deliberações saída da última Assembleia-Geral Ordinária, realizada em Luanda no mesmo ano.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA marca Beatriz Franck ligada ao segmento de moda feminina celebra no domingo, numa das unidades hoteleiras de Luanda, o 5.° aniversário com o lançamento de uma nova colecção que traz novidades e incorpora elementos específicos da cultura angolana.
O embaixador de Angola na Etíopia e representante Permanente Junto da União Africana (UA) e da UNECA, Miguel César Domingos Dembe afirmou, segunda-feira, em Adis Abeba, capital etíope, que Angola é um país abençoado com inúmeras potencialidades.
A ministra dos Negócios Estrangeiros do Japão, Yoko Kamikawa, pediu "mais esforços" a Moçambique para melhorar e manter a situação de segurança em Cabo Delgado, onde as empresas japonesas têm interesse nos projectos de gás natural.