Sociedade

Zaire vai vacinar mais de 126 mil crianças

As crianças menores de cinco anos começam a ser vacinadas, a partir de amanhã, contra a poliomielite, numa campanha que decorre até domingo, dia 8.

05/09/2024  Última atualização 07H02
Técnicos da Saúde em todo o território têm as condições necessárias para garantir o maior número de menores vacinados © Fotografia por: Garcia Mayatoko | Edições Novembro
Para esta fase, as autoridades sanitárias do Cuando Cubango estimam vacinar mais de 125 mil crianças nos nove municípios da província, informou, ontem, em Menongue, a chefe de departamento de Saúde Pública.

Em declarações ao Jornal de Angola, Cristina Luísa frisou que para o cumprimento da jornada de vacinação contra a poliomielite em toda a província estão disponíveis 147.970 doses de vacinas, que foram distribuídas em todos os municípios.

Para dar resposta à campanha, sublinhou, o sector da Saúde na província mobilizou 1.095 técnicos, entre coordenadores, mobilizadores, supervisores, vacinadores, registadores e logísticos, que vão ser apoiados por 220 meios de transporte, entre viaturas, motorizadas e barcos de pequeno porte.

A campanha de vacinação, explicou, visa dar resposta à prevenção do risco de importação do poliovírus que circula no país, de forma persistente, nos últimos anos.

"Neste momento, as equipas técnicas seleccionadas para os municípios do Rivungo, Mavinga, Dirico, Cuangar, Calai e Nancova, que distam entre 300 e 700 quilómetros, começaram, no domingo, a ser distribuídas para que a campanha decorra em simultâneo em todos os municípios”, disse.

Para o êxito da actividade, os membros do Governo do Cuando Cubango estão a levar a cabo uma campanha de sensibilização em igrejas, escolas e mercados, para que todas as crianças abrangidas possam ser vacinadas.

A vice-governadora para o sector Político, Social e Económico, Helena Chimena, sublinhou que a contribuição e o exercício de partilha de informação junto das famílias é fundamental para o êxito da vacinação contra a poliomielite.

 "Face ao grande perigo da circulação do vírus da pólio, urge a necessidade de haver o envolvimento de todos, incluindo as igrejas, que são chamadas para apoiar o Governo nesta tarefa árdua, para que todas as crianças que residem nas aldeias, nos centros de evangelização e noutros recantos da província sejam vacinadas”, defendeu.

Zaire

As autoridades sanitárias do Zaire esperam imunizar contra a poliomielite 126.887 crianças menores de cinco anos, no quadro da terceira fase da campanha de vacinação contra o vírus, informou, ontem, o supervisor provincial da promoção da Saúde na região.

Andrade Kianzuaku apresentou os dados no final da reunião de preparação da campanha, realizada em Mbanza Kongo, com 60 técnicos de Saúde dos seis municípios da província.

No acto, o supervisor ressaltou a pertinência da acção, por ter sido notificado um caso de poliomielite na região de Kimpese, na vizinha República Democrática do Congo (RDC).   

"Estamos a realizar a terceira fase da campanha contra a poliomielite para fortalecer a capacidade de imunidade, devido ao registo de um caso da doença na região de Kimpese, na RDC, há alguns meses. Sendo o Zaire uma área fronteiriça, devemos manter-nos em alerta”, disse.

Entre os seis municípios, disse, o destaque é o do Soyo, onde vão ser vacinadas 48.832 crianças, seguido de Mbanza Kongo, com a previsão de 37.973, Kuimba com 14.717, Tomboco com 10.265, Nzeto com 10.071 e o Nóqui com 5.029 crianças.

Para garantir o sucesso da campanha, referiu, foram mobilizados um total de 1.065 técnicos, distribuídos em 285 equipas, entre os quais assessores municipais, nacionais, logísticos, supervisores, vacinadores, registadores e mobilizadores.

"De salientar que a única forma de prevenir a poliomielite é através da vacinação, por isso devemos ensinar as crianças a lavar as mãos antes de comer, depois do uso do quarto de banho e após as brincadeiras”, aconselhou.

Bengo

O Gabinete Provincial de Saúde no Bengo prevê vacinar 83 mil crianças nesta campanha de vacinação contra a pólio.

A campanha, que tem a duração de três dias e abre de forma oficial no município de Nambuangongo, na comuna de Zala, conta com 113 mil doses múltiplas de vacinação, a serem ministradas por 800 técnicos de saúde.

No acto de lançamento da campanha, o director do Gabinete Provincial de Saúde no Bengo, Raul Golão, disse que as condições estão todas preparadas para que se atinja a meta preconizada.

Para esta campanha, sublinhou, contam, ainda, com a colaboração do UNICEF, que tem ajudado muito nas campanhas de vacinação, em especial na mobilização de voluntários.

Huambo

As autoridades sanitárias da província do Huambo têm a previsão de vacinar, até domingo, um total de 560.452 crianças contra o vírus da poliomielite, durante a terceira fase da campanha de vacinação.

A informação foi avançada, ontem, pelo chefe do Departamento de Saúde Pública do Huambo, Valentin Catolo, durante uma conferência de imprensa que serviu para anunciar as estratégias a serem utilizadas ao longo da terceira fase da campanha de vacinação contra a poliomielite.

A campanha, destacou, é um esforço contínuo das autoridades sanitárias para erradicar a poliomielite, uma doença viral altamente contagiosa, que pode resultar em paralisia e em casos severos levar à morte.

Para esta campanha, informou que a Direcção da Saúde dispõe de mais de 660 mil doses de vacinas. "O objectivo é alcançar uma cobertura total de 95 por cento, um desafio significativo e fundamental para garantir que as crianças estejam devidamente imunizadas contra a doença”, afirmou.

A Direcção da Saúde, referiu, vai garantir uma campanha de alta qualidade, com uma força de trabalho robusta, composta por 4.390 profissionais, constituído por mais de 755 equipas, que actuarão em áreas urbanas e rurais, para assegurar que todas as crianças sejam atendidas.

Nicolau Vasco | Menongue Fernando Neto | MbanzaKongo Alfredo Ferreira | Caxito

Tatiana Marta | Huambo

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade