Política

Zaire: Mais de 700 membros de mesas de voto em formação

Kayila Silvina | Mbanza Kongo

Jornalista

Um total de 720 cidadãos começaram, esta segunda-feira, a serem capacitados pela Comissão Municipal Eleitoral (CME), na cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, a fim de trabalharem como membros das assembleias e mesas de voto, no âmbito da preparação das Eleições Gerais de 24 de Agosto no país.

02/08/2022  Última atualização 07H29
A formação visa preparar os membros das assembleias © Fotografia por: Garcia Mayatoko | Edições Novembro | Mbanza Kongo

A acção formativa de cinco dias tem como objectivo preparar os membros das assembleias e mesas de voto, através de conhecimentos necessários para os tornar capazes de realizar as operações eleitorais a 24 deste mês, sem qualquer margem para erros.

Para o êxito do processo, a CNE subdividiu a acção formativa em duas fases, sendo teórica e prática, que está a ser assegurada por 24 formadores que, depois, vão, também, integrar o grupo que está a ser formado para perfazer um total de 744 membros das assembleias e mesas de voto.

O presidente da Comissão Municipal Eleitoral de Mbanza Kongo considerou a formação uma tarefa complexa, mas com ajuda e compreensão dos formadores, comissários municipais e funcionários da CME o êxito do trabalho está assegurado.

José Vieira disse que tem a consciência de que muitos dos formandos vão trabalhar pela primeira vez nas assembleias e mesas de voto, a par de outros apurados que já têm experiência, por participação nos pleitos eleitorais anteriores, o que facilitará a interacção e assimilação dos conhecimentos que estão a ser ministrados.

Para tal, chamou especial atenção a todos os formandos, incluindo os formadores sobre a responsabilidade que, a partir deste momento, pende sobre si, porquanto o processo de votação exige o cumprimento escrupuloso de tudo quanto está estabelecido no manual da CNE.

Apelou aos membros que serão indicados como presidentes ou secretários para começarem a demonstrar a responsabilidade, como um exemplo durante a formação, para que possam merecer a confiança das autoridades.

O município de Mbanza Kongo, para o pleito eleitoral de 24 de Agosto, vai contar com 67 assembleias e 186 mesas de voto.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política