Regiões

Zaire em prontidão para vacinar milhares de crianças contra a pólio

Kayila Silvina | Mbanza Kongo

Jornalista

Um total de 125.173 crianças menores de cinco anos, dos seis municípios da província do Zaire, vai ser vacinado contra a pólio tipo 2, entre 17 e 19 do mês em curso, avançou, sexta-feira, em Mbanza Kongo, o director do Gabinete Provincial da Saúde.

12/05/2024  Última atualização 10H22
© Fotografia por: DR

João Bernardo, que falava no encontro de advocacia denominado "Café de Ideias”, que reuniu técnicos da Saúde, estudantes de enfermagem e mobilizadores, disse que a campanha de vacinação se deve aos casos de pólio registados nas províncias do Huambo, Lunda-Norte e no município de Cacuaco (Luanda), daí a necessidade da combinação de esforços para o combate da reprodução do vírus causador da doença.

O director do Gabinete Provincial da Saúde fez saber que a referida campanha visa interromper a circulação ou transmissão do vírus e reforçar a imunidade contra a poliomielite no seio da população.

João Bernardo disse que foram criadas 282 equipas de vacinação, que vão ser auxiliadas por 1.052 cidadãos, entre administradores municipais e comunais, supervisores nacionais e provinciais, mobilizadores, vacinadores, registadores e o consultor da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Zaire.

No município do Soyo, sublinhou, vão trabalhar 107 equipas, em Mbanza Kongo 85, Kuimba (33), ao passo que os municípios do Nzeto, Tomboco e Nóqui contam com 23, 22 e 12 equipas, respectivamente, que vão passar de casa em casa, para imunizar as crianças.

Os órgãos de Comunicação Social, líderes políticos, religiosos e comunitários foram exortados a estarem engajados e motivados, para encorajar as comunidades a procurarem os vacinadores.

Por sua vez, o chefe de Departamento Provincial da Saúde Pública, Fonseca Miala, pediu a colaboração do Comando Provincial da Polícia Nacional, no sentido de acompanhar os vacinadores, devido ao registo de casos de alguns pais e encarregados de educação que não aceitam que os filhos sejam vacinados, invocando factores religiosos, políticos e culturais.

O supervisor provincial da Saúde aconselhou os pais, encarregados de educação e outros tutores a deixarem as crianças serem vacinadas contra a Poliomielite, para evitar a doença.

 Manuel Kai deu a conhecer que a comissão organizadora vai criar condições para que as equipas consigam chegar às áreas de difícil acesso, tais como as comunas de Kaluka (Mbanza Kongo), Serra de Kanda (Kuimba), Kindege e Kibala Norte (Nzeto), Pedra de Feitiço, ilhas habitadas (Soyo), localidade de Mvuma (Tomboco) e às aldeias ribeirinhas do Nóqui.

O consultor da Organização Mundial da Saúde no Zaire, Patrice Nkumuimba, lembrou que 95 por cento dos países do mundo já erradicaram o vírus da pólio, destacando, por outro lado, a necessidade de todas as crianças do país, menores de cinco anos, serem vacinadas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões