Regiões

Zaire: Crianças abandonadas beneficiam de apoio

Kayila Silvina | Mbanza Kongo

Jornalista

O centro de acolhimento de crianças abandonadas “Frei Giorgio Zulianello”, localizado em Mbanza Kongo, província do Zaire, beneficiou de bens de primeira necessidade e brinquedos, doados pela Empresa Portuária do Soyo, no âmbito dos seus projectos de responsabilidade social.

06/01/2023  Última atualização 07H00
Centro acolhe actualmente 78 crianças, sob o acompanhamento de 22 funcionários © Fotografia por: Edições Novembro
Além dos bens alimentares e brinquedos foi, também, entregue uma arca frigorífica, com capacidade para 250 litros, em acto testemunhado pelo presidente do Conselho de Administração (PCA) da Empresa Portuária do Soyo, João Zumba, e pelo vice-governador para o Sector Económico, Político e Social, Afonso Nzolameso.

Na ocasião, o PCA da Empresa Portuária do Soyo mostrou-se sensibilizado com a situação das crianças, pelo que se comprometeu em criar uma pareceria permanente com o referido centro, para os apoios necessários.

No âmbito da sua responsabilidade social, como garantiu, a Empresa Portuária do Soyo vai dar o seu apoio mensal, com a entrega de cestas básicas e material didáctico ao centro de acolhimento, pelo que um protocolo entre as partes vai, em breve, ser assinado.

"A Empresa Portuária do Soyo vai dar todo o apoio necessário ao Centro de Acolhimento Frei Giorgio Zulianello e um outro centro a identificar no município do Soyo, por serem obras de caridade e acção de nobreza”, garantiu João Zumba.

O responsável do centro, Frei Danilo Grossele, agradeceu a iniciativa da Empresa Portuária do Soyo, que vai ajudar na melhoria da dieta alimentar das crianças. 

Segundo o Frei Danilo Grossele, o protocolo a ser assinado com a Empresa Portuária do Soyo vai permitir ao centro formar crianças acolhidas, à semelhança da parceria existente com a Fundação José Eduardo dos Santos (FESA), que já patrocinou a formação de nove jovens na República Federal do Brasil, dois na China e igual número na Itália.

O adolescente Bruno Henriques, 12 anos, considera o gesto da Empresa Portuária do Soyo bastante generoso, na medida em que vai contribuir na melhoria da dieta alimentar, pelo que, em nome das outras crianças, agradece o apoio de entidades singulares e colectivas, que têm apoiado o centro.

De salientar que o centro, criado em 2001, pelo falecido Frei Giorgio Zulianello, para acolher crianças acusadas de feitiçaria e abandonadas, passou, em 2010, sob tutela do Gabinete Provincial da Acção Social e Igualdade de Género. Actualmente, alberga 78 crianças e adolescentes, entre os quais 22 meninas, e conta com 22 funcionários, entre educadores sociais, vigilantes e psicólogo clínico.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões