Regiões

Zaire: Acidente de viação provoca morte e dez feridos na região do Luvo

Kayila Silvina | Mbanza Kongo

Jornalista

Uma morte e dez feridos, entre os quais dois graves, é o resultado de um acidente de viação, ocorrido, quarta-feira, na aldeia do Sumpi, comuna do Luvo, a cerca de 30 quilómetros da cidade de Mbanza Kongo, depois do despiste de um autocarro.

16/03/2023  Última atualização 07H10
Feridos estão já a receber assistência hospitalar © Fotografia por: GARCIA MAYATOKO | EDIÇÕES NOVEMBRO

O acidente deu-se perto das 5h00, quando o autocarro acidentado, pertencente à empresa de transportes interprovincial Ango-Real, com a chapa de matrícula LD-11-54-CZ, proveniente de Luanda, com destino à fronteira do Luvo, despistou por circular, presumivelmente, em excesso de velocidade.

Após o despiste, o veículo embateu contra duas habitações construídas próximas da Estrada Nacional 210, tendo provocado a morte imediata a menor de um ano, que se encontrava a dormir com os pais, e ferimentos a dez pessoas, já socorridas no Hospital Provincial do Zaire "Maria Eugénia Neto”.

Afonso Makiese, 30 anos, proprietário de uma das residências, onde o autocarro embateu, contou ao Jornal de Angola que tudo aconteceu quando dormiam em companhia da esposa e três filhos, tendo sido acordados pelo impacto do acidente.

O motorista do autocarro, Domingos César, 55 anos, explicou que o acidente foi consequência da fraca iluminação do veículo e do excesso de velocidade, factores que o dificultaram imobilizar o veículo e evitar o despiste.

"Como estava próximo de uma curva e numa subida, não consegui controlar o carro, o que provocou o despiste”, disse, para avançar que transportava 47 passageiros.

O director clínico em exercício do Hospital Provincial do Zaire, Alberto Nzuzi, confirmou a entrada de dez pacientes vítimas de acidente de viação, sendo dois em estado grave, com trauma craniano e poli-traumatismo, e oito com ferimentos ligeiros.

 


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões