O Jornalismo brasileiro perdeu um dos seus grandes nomes. A jornalista Glória Maria faleceu na quinta-feira, 2.
A bandeira de Angola voltou a ser hasteada em Houston, Estados Unidos da América.
Eis que Yuri da Cunha regressou a um dos seus destinos de eleição: o deserto do Namibe. O músico partilhou imagens da sua presença pelo deserto do Namibe, mais concretamente na localidade do Buraco dos Passarinhos, cidade de Moçâmedes.
Na sua publicação, o cantor aproveitou o momento para realçar o valor histórico daquela parcela do território nacional e o seu significado. "Xitoto Xobatua significa "Buraco dos Passarinhos”, nome atribuído pelos Mucubais ao lugar que era habitado por pescadores, pastores e caçadores, depois passou a chamar-se Mussungo Bitoto (ou Xitoto), isso por volta de 1485.
Segundo conta-se, esse nome foi atribuído por um indígena aos primeiros portugueses no local, e traduzido significava "vale antigo”, ou "velho buraco”, onde os pastores levavam o gado para beber das águas doces do rio Bero”, completa o cantor.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginEle é uma figura incontornável, a mais importante do andebol nacional neste momento.
O Rei da Espanha, Felipe VI, acompanhado da Rainha Letizia Ortiz, chega hoje a Luanda, no cumprimento de uma visita oficial de três dias a Angola, a convite do Chefe de Estado, João Lourenço, para impulsionar as relações entre os dois países ao mais alto nível.
Assinala-se hoje, 6 de Fevereiro, a data da morte do Ohamba (rei) Mandume Ya Ndemufayo, que se suicidou em 1917, depois de resistir com tenacidade à invasão estrangeira. “Mandume Ya Ndemufayo teve uma morte heróica e demonstrou ser um líder com qualidades invulgares; a pátria antes de tudo, a soberania e integridade territorial estavam além das suas ambições pessoais, por isso deu a sua vida às causas mais profundas do povo Oukwanyama e da região vizinha”, diz em entrevista o historiador Tiago Caungo Mutombo.
O Mestre FIDE Internacional, Eugénio Campos conseguiu o segundo lugar, no último sábado, pela equipa Associação Internacional de Xadrez para Deficientes Físicos (IPCA), medalha de prata e conquistou uma medalha de bronze a título individual, na primeira paralimpíada de Xadrez, decorrida em Belgrado, na Sérvia, de 29 a 5 de Janeiro.
A privatização da empresa de Transportes Colectivos e Urbanos de Luanda – TCUL E.P continua na agenda do Estado, mas com a necessidade de se concluir o processo de saneamento económico-financeiro, e também da reestruturação ainda em curso.
Um total de 1.300 casos de cancro são diagnosticados, anualmente, em Angola, de acordo com os dados do Instituto Angolano e Controlo do Cancro (IACC), divulgados, ontem, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.