Desporto

Xadrez: António Mulangui é campeão da Huíla

Gaudêncio Hamelay |Lubango

Jornalista

Com 8,5 pontos dos nove (9) possíveis, António Mulangui revalidou o título de campeão provincial individual, absoluto de xadrez da Huila de 2023 e elevou para três da carreira desportiva. O xadrezista dos Gloriosos FC é representante das terras altas da Chela no Campeonato Nacional a disputar-se em Agosto em Luanda.

28/03/2023  Última atualização 09H26
© Fotografia por: DR

Satisfeito pelo tricampeonato alcançado na última jornada, António Mulangui destacou o nível competitivo dos adversários: "Foi uma prova bastante equilibrada, aceitável e com atletas fortes". Entre os mais "difíceis" está Osvaldo David, atleta do Clube Ferroviário da Huila e vice-campeão com sete (7) pontos.

"É um jogador forte e difícil de se vencer; criou-me bastante dificuldades, mas consegui contornar e obtive o melhor resultado: o título", frisou.

O vice-campeão justificou o deslize que o levou longe do título: "Quando defrontei o campeão na quinta jornada, houve muitas desavenças num jogo complicado. Não consegui analisar todos os lances e a fragilidade ditou a derrota".

Osvaldo sustentou que lhe faltou "estratégia" para definir o desempenho para cada desafio e "isso contribuiu para o insucesso num campeonato competitivo e com bons jogadores".

Na competição disputada por 34 atletas, Benjamim Chimuco quedou-se na terceira posição com 6,5 pontos. O atleta junta-se a Osvaldo David e mais outros quatro na lista de representantes da Huila para o Zonal B a decorrer em Abril no Namibe.

Isilda Calandula, de 11 anos, foi a única competidora da classe feminina. A xadrezista da classe juvenil levou as cores dos Gloriosos FC ao 14º lugar da classificação geral com cinco (5) pontos.Manuel Silva, atleta da Macovi Sport Clube, foi o lanterna vermelho com dois pontos.

O presidente da Associação Provincial de Xadrez da Huíla, Vicente Silva, destacou o nível técnico e competitivo dos jogadores, o fair play "elevado" e equilíbrio.

"Cumprimos o nosso plano de competições oficiais. Apurámos os representantes para os campeonatos nacionais. Os atletas juvenis ganharam competências para as provas de Agosto a decorrer aqui (Lubango) e no Cuito. Para o Zonal B, o nosso objectivo é disputar os lugares qualificativos para o Nacional Absoluto a decorrer em Luanda", frisou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto