Cultura

Wycliffe Mundopa apresenta obras de pintura em Luanda

Amilda Tibéria

O artista plástico Zimbabweano Wycliffe Mundopa apresentou, quinta-feira, no espaço Luanda Arte, várias obras de arte, nas quais destaca as potencialidades das mulheres do seu país.

15/06/2024  Última atualização 10H47
Artista plástico zimbabweano (à esquerda) no Estúdio Aberto © Fotografia por: Armando Costa | Edições Novembro

Durante o estúdio aberto, promovido pela Angola AIR, o artista explicou que nas obras tem um foco especial nas mulheres, que lhe leva a criar uma metáfora, pois, no seu entender, a mulher está ligada a outros seres, como, por exemplo, ao homem.

Wycliffe Mundopa disse, igualmente, que representa nas peças as pessoas fortes e também as vulneráveis, de forma a que toda a esfera social se sinta representada. Na exposição que apresentou no Estúdio Aberto, o artista disse celebrar a beleza das verdadeiras mulheres de Zimbabwe que são apaixonadas, brilhantes, cheias de vida, energia, de risos e celebração. Wycliffe Mundopa é o principal pintor do Zimbabwe e um defensor apaixonado da vida dos mais vulneráveis da sociedade, cujas necessidades e sonhos são muitas vezes varridos para debaixo do tapete pelos poderes constituídos.

O pathos e a pompa das suas obras também se tornam uma oportunidade para ver como a vida das mulheres reflecte de forma dolorosa e vibrante os conflitos de tradição e mudança de vida, na vida contemporânea no Zimbabwe. O talento de Mundopa atraiu a atenção da crítica e aclamação de coleccionadores internacionais desde os seus vinte e poucos anos com obras em colecções tão distantes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura