O Executivo pondera reduzir o Imposto sobre o Rendimento do Trabalho (IRT) como parte das medidas que visam atenuar os efeitos da retirada gradual dos subsídios aos combustíveis.
A bolsa nova-iorquina fechou hoje em baixa, em reação a uma modesta da taxa de juro de referência pela Reserva Federal (Fed), apesar de modesta e menos agressiva face à inflação por causa da crise bancária.
O resultado definitivo da sessão indica que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average perdeu 1,63%, o tecnológico Nasdaq recuou 1,60% e o alargado S&P500 baixou 1,65%.
O banco central dos EUA (Fed) elevou a sua taxa de juro de referência em 25 pontos-base (um quarto de ponto percentual) e sinalizou que não tencionava fazer mais subida de taxas desta dimensão no curto prazo.
A taxa de juro de referência está agora no intervalo entre 4,75% e 5,00%. O crescimento dos preços, segundo o índice de preços no consumidor, foi de 6,00% em fevereiro, em termos anuais.
Ao mesmo tempo, o presidente da Fed, Jerome Powell, procurou tranquilizar o mundo financeiro quanto à recente crise no setor bancário, garantindo que o dinheiro dos depositantes norte-americanos estava "em segurança” e que o sistema bancário continuava sólido.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginEconomistas moçambicanos disseram, esta terça-feira, que a decisão do Banco de Moçambique de deixar de comparticipar a factura de importação de combustíveis é sinal de que as suas reservas estão no “limite” e pretende travar o desequilíbrio da balança de pagamentos.
O ministro zambiano da província ocidental do Mungu, Capelwa Mbangweta, defendeu na última quinta-feira na visita à cidade do Luena, capital do Moxico, que Angola e Zâmbia “devem cooperar na produção de cereais” existentes naquela província do Leste.
O escritor e cineasta Henrique Sungo apresenta no próximo dia 17, em Luanda, no Palácio de Ferro, a sua quarta obra literária intitulada "Minha roupa minha raiz", com a participação da escritora botswanesa Paula O. M. Utukile.