O ministro da Cultura e Turismo enalteceu, esta segunda-feira, "o relevante trabalho desenvolvido por alguns dos nossos grupos teatrais", que do pouco continuam a fazer muito, em prol do teatro no país.
Augusto Cahacaya e António Paulino, acompanhados pelo Conjunto Os Kiezos, animam, amanhã, mais uma edição do projecto “Almoço em Família”, na Praça da Unidade Africana, no bairro Miramar, em Luanda.
O músico Vulinho Quissua, residente há 25 anos no Reino Unido, foi distinguido com o título de melhor músico da comunidade angolana em 2022, nas terras do Príncipe Charles.
Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, o músico, natural da província de Malanje, revelou que foi premiado como o músico do ano, pela canção "Man Graça”, gravada em Portugal por Sérgio Belera, com a participação dos músicos angolanos Texas (guitarrista) e Mayu (baixista).
O músico, que recebeu o prémio das mãos do embaixador de Angola no Reino Unido da Grã-Bretanha, Geraldo Nunda, garantiu que a canção já está disponível no YouTube e que tem milhares de visualizações na Internet.
De regresso a Angola, Vulinho Quissua revelou que está a gravar o segundo disco da carreira, intitulado "Relações Fracassadas”, cujo lançamento vai acontecer ainda este ano, em Malanje, sua terra natal.
No país, conta, aproveita a oportunidade para divulgar e promover, nas rádios da capital e de Malanje, alguns temas que vão constar do novo CD. Nos últimos quatro anos, o músico tem trabalhado com nomes de referência do music hall nacional e internacional com destaque para Barceló de Carvalho "Bonga”, Carlitos Chiemba e Matias Damásio.
Quanto às actividades artísticas no Reino Unido, Vulinho Quissua disse que tem participado em eventos, sobretudo em datas comemorativas em Angola.
De acordo com o músico, a Associação dos Angolanos no Reino Unido tem ajudado na divulgação e promoção das canções de artistas nacionais, com a realização regular de espectáculos.
Vulinho Quissua revelou que um músico que seus temas não fazem sucesso em Angola, dificilmente terá boa aceitação no Reino Unido e sobreviver da música naquele país da Europa. Em 2012, o músico lançou o primeiro disco intitulado "Nvula Weza”, expressão em kimbundu, que em português significa "A chuva chegou”. O CD de estreia foi gravado em Portugal por Geovane, que produziu 90 por cento do disco, cuja mistura e masterização foi feita pelo produtor musical Jorge Cervantes.
Com 12 faixas, nos estilos semba,kilapanga e kizomba, o CD do músico tem conquistado o seu espaço no music hall nacional, pelos estilos e interpretação de temas que contribuem para a divulgação e valorização da cultura angolana.
O músico fez uma versão da canção "Eu te Amo Lily”, original de Felício Mendes, numa produção de Livongh, que tem sido muito ouvido no país e no Reino Unido.
Vulinho Quissua imigrou para o Reino Unido em 1998, onde vive até à presente data. Não deixou de desenvolver o talento artístico que carrega consigo desde 1986, tendo participado em alguns concursos de canção infantil, realizados pela direcção da Cultura em Malanje, onde viveu até 1993.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA campanha “Parceiro Contra a Pirataria” foi lançada, terça-feira, em Luanda, por entidades públicas e privadas, numa iniciativa da Multichoice Angola, representada por Estefânia de Sousa, e é coordenada por Barros Licença, director do Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SENADIAC).
O Presidente de Moçambicano, Filipe Nyusi, encontra-se, deste domingo, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, onde até dia 30 vai orientar actividades enquadradas na presidência rotativa mensal do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que Moçambique detém desde dia 1 de Março.
A cerimónia dos 35 anos da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalada a 23 deste mês, foi comemorada, ontem, no Freedom Park, na cidade de Pretória, África do Sul, com a participação na actividade de membros dos partidos MPLA (Angola), SWAPO (Namíbia) e ANC (África do Sul).
A Assembleia Nacional realiza, hoje, a partir das 9h00, na Sala Multiuso, uma conferência sobre "violência contra a mulher e Direitos Humanos" que vai abordar, entre outros temas, os grandes desafios do problema no âmbito da aplicação da Lei Contra a Violência Doméstica. O evento vai ser aberto pela presidente do Parlamento, Carolina Cerqueira.
Cerca de 80% dos jovens são-tomenses querem abandonar o país em busca de melhores condições de vida, nomeadamente emprego e saúde, e muitos perderam esperança no desenvolvimento do arquipélago, indica um estudo do Conselho Nacional da Juventude são-tomense.
Dez cidadãos, dos quais sete nigerianos, um serra-lionense e dois angolanos foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal acusados por tentativa de furto de navio petroleiro denominado "Ngol Dande" da Sonangol Shipping, com documentos falsos.