Mundo

Vulcão Nyiragongo fez 15 mortos e terra ainda treme

A erupção do vulcão Nyiragongo, no sábado, na República Democrática do Congo (RDC), fez pelo menos 15 mortos, com as autoridades a manterem o estado de alerta devido aos tremores de terra que ainda continuam.

24/05/2021  Última atualização 08H00
População chamada a manter estado de alerta porque o vulcão Nyiragongo continua activo © Fotografia por: DR
"O perigo é permanente, as nossas equipas estão a sensibilizar a população através da rádio para que permaneça vigilante”, disse à agência Efe o director científico do Observatório Vulcânico de Goma, Celestin Kasereka Mahinda, que está a cerca de 20 quilómetros do vulcão.
A terra continua a tremer, e muitos habitantes tentaram voltar às suas casas destruídas, expondo-se aos gases tóxicos apesar dos alertas das autoridades, que já contabilizaram 15 mortos, directa ou indirectamente relacionados com a erupção do vulcão.

A vida começa a regressar timidamente à capital da província do Kivu Norte, com mercados e lojas já de portas abertas e os transportes públicos novamente a funcionar, apesar de haver constantes movimentos sísmicos que se notam também no Rwanda, cuja fronteira está perto, e que levou as autoridades a encerrar as escolas e o aeroporto local.

A Estrada Nacional 4 foi cortada durante várias centenas de metros entre Goma e Butembo, interrompendo o tráfego nesta importante rota comercial regional perto das fronteiras do vizinho Rwanda e Uganda.

O vulcão Nyiragongo, um dos mais activos do mundo, entrou em erupção no sábado, levando milhares de pessoas a fugirem da cidade durante a noite, carregando pertences e gado e dirigindo-se para a cidade de Sake ou para a fronteira com o Rwanda, tendo esta última sido atravessada por pelo menos 8 mil pessoas, segundo dados oficiais do Ministério congolês de Gestão de Emergências.

Ainda que a lava não tenha atingido a cidade, centenas de casas na periferia foram destruídas ou reduzidas a cinzas, segundo as autoridades provinciais.
Localizada na província de Kivu Norte, que também faz fronteira com o Uganda, a região de Goma é uma zona de intensa actividade vulcânica localizada no vale do Rift, com seis vulcões, inclu-indo os vizinhos Nyiragongo e Nyamuragira, que se elevam a 3.470 e 3.058 metros, respectivamente.

A última erupção do Nyiragongo, em 2002, levou milhares a abandonarem as suas casas e provocou centenas de mortos. Goma alberga um grande contingente de soldados da Missão da ONU, sendo também base de muitas organizações não-governamentais e outras organizações internacionais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo