Cultura

Vozes da música lusófona dão espectáculo em Paris

Fado, morna, samba, bossa nova são alguns dos géneros musicais que compõem o “mosaico de vozes lusófonas” que, no dia 13 de Fevereiro, se apresentam no Théâtre du Châtelet, em Paris, para um espectáculo integrado na Temporada Portugal-França 2022.

12/01/2022  Última atualização 09H40
Fadista portuguesa Katia Guerreiro é uma das convidadas © Fotografia por: DR
Do fado e das canções tradicionais portuguesas até à bossa nova e ao samba brasileiros, passando pela morna cabo-verdiana e pelo gumbé da Guiné-Bissau, a cena musical lusófona, "uma das mais ricas e extensas do mundo”, vai passar pelo Châtelet, para dar a conhecer esta "bela amizade na música”, que se apresenta "plural” e "baseada na juventude, paridade, diversidade e amplitude”, destaca o teatro no seu ‘site’.

"Quer sejam influenciados por Caetano Veloso, Cesária Évora, Zeca Afonso ou José Mário Branco, todos os artistas em palco têm uma ligação inquebrável com Portugal, os seus sabores, as suas terras e os seus oceanos”, acrescenta.

De acordo com a informação disponibilizada, por Portugal apresentam-se os Sopa de Pedra, João Berhan e a fadista Katia Guerreiro, pela música brasileira, Luca Argel, enquanto Mû Mbana representa a Guiné-Bissau, com instrumentos e cantos tradicionais, e Jon Luz & Maria Alice dão vida à morna cabo-verdiana.

"Do instrumento tradicional ao canto das planícies ibéricas e aos ritmos do continente africano, queremos partilhar um momento de amizade e solidariedade. Posteriormente, iremos a Portugal para um concerto-espelho com músicos francófonos”, indica o teatro.

A Temporada Cruzada entre França e Portugal é uma iniciativa de diplomacia cultural criada com o objectivo de aprofundar as relações entre os dois países, e que irá ser levada a cabo entre Fevereiro e Outubro deste ano, com exposições, espectáculos, gastronomia e outros eventos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura