A exposição Culture Shock, em Abidjan, na Côte d'Ivoire, aberta até 15 de Outubro, apresenta obras de arte tradicionais e futuristas de três artistas ivoirenses, cujo cerne é explorar o futuro de África através da arte e da tecnologia.
Um grupo de académicos, membros da Coordenação Municipal dos Estudantes do Kilamba Kiaxi, em Luanda, realizam, no próximo dia 30 do corrente mês, na Escola 8057, uma Conferência sobre a Vida e Obra de António Agostinho Neto.
Voto Gonçalves e Robertinho são as figuras de cartaz, hoje, no palco do Kinenu Club, na companhia do Conjunto Os Kiezos, para celebração do primeiro ano do projecto “Muzonguê do Ngoló, realizado em Luanda, no bairro Golfe.
Adiantou que, para assinalar a edição número 12, a casa vai albergar mais de 150 pessoas. "O Muzonguê do Ngoló" é um projecto para valorização e promoção da música urbana.
Voto Gonçalves, nome artístico de António Jesus de Oliveira Gonçalves, nasceu em Luanda, no Marçal, em Fevereiro de 1949. Os Kiezos marcaram o início da carreira solo de Voto Gonçalves com aparições em vários concertos na cidade de Luanda.
Natural de Malanje, Robertinho cresceu no Marçal, onde cultivou o gosto pela música. Começou a carreira no grupo Ébanos, como instrumentista e corista, aos 18 anos, a convite de um amigo. Integrou depois o conjunto Diamantes Negros, como vocalista e baterista.
A primeira digressão foi com o conjunto FAPLA-Povo, em Cuba, representando Angola no Festival Mundial da Juventude, assumindo os papéis de instrumentista e corista, junto com Proletário. Anos depois, os dois passaram a ser os vocalistas principais. Mais tarde, ainda na década de 80, decidiu apostar na carreira a solo. O primeiro disco, "Joana”, chegou ao mercado em 1992, com seis temas, entre os quais "Kalamaxinde” e "Sanguito”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA 45ª sessão do Comité do Património Mundial, que terminou na segunda-feira, em Riade, na Arábia Saudita, inscreveu 42 novos sítios e aprovou a extensão de cinco sítios na Lista do Património Mundial da UNESCO.
A cantora Pérola vai abrilhantar amanhã à noite, no cine Atlântico, em Luanda, um concerto ao vivo, onde irá brindar os seus fãs com várias surpresas, dentre elas a interpretação de alguns temas do mais recente álbum intitulado “Sincera”.
O candidato Zeca Moreno foi confirmado, nesta segunda-feira, em Luanda, pela Comissão Eleitoral Nacional da União Nacional dos Artistas e Compositores - Sociedade de Autor (UNAC-SA), como o único concorrente ao pleito eleitoral marcado para o próximo dia 7 de Outubro, nas 8 províncias do país.
A governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, declarou hoje estado de emergência devido às chuvas que estão a causar inundações repentinas em várias áreas da cidade, afetando os serviços de metro e autocarro e deixando estradas completamente intransitáveis.
O novo “Título do Veículo Automóvel”, documento que vai passar a identificar, doravante, as características físicas das viaturas e os dados essenciais do proprietário, foi lançado, esta sexta-feira, na Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária, pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida.