O Governo da Lunda-Norte procedeu, recentemente, no Dundo, província da Lunda-Norte, na fazenda agro-pecuária da Cacanda, ao lançamento do Programa de Fomento Pecuário de Suínos, que vai abranger um total de 500 famílias (313 homens e 187 mulheres) para a reprodução animal nos dez municípios.
Os primeiros testes com fluidos (crude) para aferir a eficiência produtiva da Refinaria de Cabinda iniciam em meados de Dezembro deste ano, altura em que se prevê a conclusão da primeira fase do projecto, iniciado em 2021, informou o director-geral da GEMCORP Angola, responsável pela execução da obra.
Até final deste ano, o volume de negócios entre Angola e a Sérvia atinge cerca de cinco milhões de dólares, um aumento de 500 por cento, tendo em conta que, no ano passado, as trocas não passaram de um milhão de dólares, revelou, ontem, em Caxito, o embaixador do país europeu em Luanda.
Milos Perisic, que falava à saída de um encontro com a governadora do Bengo, Maria Nelumba, declarou que o seu país quer continuar a manter boas relações com Angola, sobretudo entre as províncias de Voivodina (Sérvia) e do Bengo (Angola).
"Como se sabe, os Governos dessas duas províncias assinaram, em Março deste ano, um memorando de entendimento nos domínios da Agricultura, Educação e Turismo, entre outros”, lembrou.
Sobre o acordo de cooperação entre as duas províncias, o embaixador Milos Perisic sublinhou que já existem alguns resultados, como é o da participação, este ano, de uma representação da Direcção Provincial do Turismo do Bengo, na Grande Feira de Turismo da Sérvia.
"Ainda este ano, oferecemos 19 bolsas a estudantes angolanos, às quais os alunos do Bengo poderão habilitar-se através do Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE)”, disse.
Acrescentou que, no próximo ano, vem ao Bengo um grupo de empresários do sector agrícola, acompanhados pelo governador de Voivodina), para mostrar o que produzem e avaliar as oportunidades de investimento na província angolana, sobretudo nos domínios da produção de cereais como milho, trigo e soja, além de frutas e legumes.
Milos Perisic salientou que, no domínio do Turismo, também existem várias possibilidades para desenvolver o sector no Bengo. A propósito, avançou que também está programada para o próximo ano, a chegada do primeiro grupo de turistas de Voivodina, e, no sentido inverso, os "benguenses” vão conhecer a Sérvia.
Quanto à exploração de madeira (produto em que o Bengo é abundante), referiu que decorreu, recentemente, em Belgrado, a Feira de Mobiliário e da Madeira, que contou com a participação das maiores produtoras angolanas de mobiliário, através da Câmara de Comércio e Indústriade Angola
"Os empresários que actuam no sector madeireiro, na província do Bengo, podem contactar a Câmara de Comércio de Angola no sentido de confirmarem a sua participação nos próximos eventos, em Voivodina.
Novas oportunidades
Na ocasião, a governadora do Bengo, Maria Nelumba, lembrou que Sérvia foi dos primeiros países europeus a reconhecer a independência de Angola e que a cooperação entre os dois países já existe desde a Luta de Libertação Nacional.
"É um país que já formou vários quadros angolanos e que continua interessado em fortalecer os nossos laços de amizade e cooperação, sobretudo no domínio da agricultura e da indústria”, frisou.
A Sérvia conta com uma unidade de empresários que actua na Zona Industrial de Viana, em Luanda, e pretende alargar os investimentos na área da Agricultura, na província do Bengo.
"Nós vamos aproveitar esta oportunidade para podermos engrandecer esta cooperação. O Bengo é uma província potencialmente agrícola e temos aqui um parceiro que nos pode rapidamente ajudar a desenvolver este sector”, disse a governadora.
Acrescentou que o Governo Provincial do Bengo privilegia a investigação, para melhorar a qualidade das culturas e aumentar os índices de produção, com sementes melhoradas. "A Sérvia está disposta a trazer para aqui alguns cientistas do seu Instituto de Investigação, para nos ajudar. Essa cooperação vai ser profícua na medida em que podemos aumentar os níveis de produção de cereais e, sobretudo, do girassol, que era uma cultura que já se fazia em Angola, para a produção de óleo”, concluiu.
A Carta de Intenções entre o Governo Provincial do Bengo e o Governo da Província Autónoma de Voivodina foi assinada a 1 de Março de 2022, na cidade de Novi Sad.
O documento permitiu lançar as bases de cooperação em sectores como a Agricultura, Comércio, Educação, Turismo e Infra-estruturas.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAngola comercializou, no ano passado, 9,19 milhões de quilates, que corresponde a uma receita bruta avaliada em 1,96 mil milhões de dólares, anunciou, esta sexta-feira, em Luanda, o director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.
Angola, República Democrática do Congo (RDC) e Zâmbia selaram, esta sexta-feira, na cidade do Lobito, província de Benguela, um acordo tripartido histórico de criação da Agência para a Facilitação do Transporte de Trânsito do Corredor do Lobito, cumprindo assim uma das metas de integração.
O ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, participa, hoje, em representação do Presidente da República, João Lourenço, na Cimeira Kwahu, a ter lugar na capital do Ghana, Accra, sob o lema: Diálogo de Alto Nível Sobre Prosperidade em África.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) vai esperar antes de decidir se aumenta a produção, afirmou, esta sexta-feira, em Londres, o presidente em exercício, o guiné-equatoriano Gabriel Mbaga Obiang Lima.
O embaixador português em Luanda considera que a relação Portugal-Angola é hoje pautada pela “maturidade”, depois de ultrapassados os “irritantes” e com a passagem do tempo a amenizar a “turbulência” recente entre os dois países.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.
O país necessita de apostar urgentemente na criação de uma indústria farmacêutica, para reduzir, em grande medida, a importação de medicamentos, defendeu, este sábado, em Luanda, o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Angola (OFA).
A província de Luanda lidera a lista das cidades com maior casos de lepra, em todo o país.
A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, reiterou, sábado, em Luanda, o compromisso do partido na criação de políticas para a melhoria das condições de vida dos angolanos, assim como realizar os seus anseios e aspirações.
A circulação do comboio do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), no troço Huambo/Lobito, retomou, sábado, após 72 horas de interrupção, em consequência do descarrilamento de seis vagões cisternas, no município do Ucuma.