Cultura

Vladmiro Gonga partilha palco com Carlos Lopes e Konde na Mediateca de Luanda

O músico Vladmiro Gonga realiza no domingo, às 14H00, na Mediateca de Luanda, mais uma sessão de venda e autógrafos do seu novo álbum, intitulado “Uazekele”. Vladmiro Gonga brindará os presentes com um show de apresentação do álbum, que contará com Carlos Lopes e Konde Martins como convidados para partilharem o palco com este cultor das fusões entre a massemba, jazz e bossa nova.

22/09/2023  Última atualização 11H50
“Uazekele” é o segundo disco da carreira de Vladmiro Gonga © Fotografia por: vigas da purificação | edições novembro

De recordar que o músico Vladmiro Gonga procedeu no dia 9 deste mês à sessão de venda e autógrafos do seu novo álbum, intitulado "Uazekele”, acolhida na Fundação Arte e Cultura, na Ilha de Luanda. Com entrada gratuita, depois das vendas, o músico realizou o show ao vivo da apresentação do álbum. No dia 10, às 14h00, na Biblioteca 10Padronizada, em Viana, Vladmiro Gonga voltou a apresentar o álbum ao público, com show e vendas.

Dez anos depois de "Massemba Jazz”, Vladmiro Gonga volta imutável aos discos na sua proposta da  comunhão de ritmos tradicionais e modernos, que resulta na sua personalizada massemba, num exercício  de renovação estética da música angolana. "Uazekele” resulta da colaboração de um grupo de artistas de referência internacional. O álbum conta com as participações especiais de Filipe Mukenga, Sandra Cordeiro e o rapper Kool Klevel.

Vladmiro Gonga é cantor, compositor, violonista, pesquisador e produtor musical, que cruza influências e combina ritmos tradicionais de África com o   jazz e bossa nova,  numa busca  criativa que traz novas sonoridades à música popular angolana.

Influenciado pelos cantores e compositores brasileiros Djavan, Caetano Veloso e Gilberto Gil, o artista valoriza, no plano nacional, a ousadia e renovação estética da música de André Mingas e Filipe Mukenga, na qual se revê conceptualmente.

Lançou o seu primeiro CD "Massemba Jazz” em 2014, gravado  no Rio de Janeiro e em Luanda,  com produção e arranjo de um dos maiores guitarristas brasileiros, Maxi Viana, filho de Djavan, e participação de Carlitos Vieira Dias e Filipe Mukenga. Esse primeiro trabalho discográfico foi nomeado no TOP Rádio Luanda, em 2016, na categoria de melhor afro jazz, tendo sido ainda neste mesmo ano nomeado em três categorias  no Angola Music Awards

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura