A exposição fotográfica intitulada “António Agostinho Neto, uma vida de entrega” está patente desde sábado até a primeira semana do mês de Setembro, nas salas 1 e 2 do Museu Nacional Estância Jesuítica de Alta Gracia, província de Córdoba, na Argentina.
O músico e guitarrista angolano Pop Show, fundador da banda musical Afra Sound Stars, morreu, ontem, em Luanda, vítima de doença. A triste notícia foi confirmada pelo realizador de cinema e amigo de longa data do cantor, Nguxi dos Santos.
Uma exposição de artes plásticas dos alunos da Escola Portuguesa de Luanda (EPL), intitulada “Vivências”, está patente até o dia 30 deste mês, no Camões - Centro Cultural Português, em Luanda.
A mostra, resultante do trabalho conjunto entre alunos e professores da EPL, contou também com a participação dos artistas plásticos angolanos Álvaro Macieira e Van. Os alunos tiveram a oportunidade de aprender novas técnicas de colagem e pintura, desenvolvendo algumas das propostas que se apresentam agora na Exposição de artes plásticas "Vivências”.
O tema "Vivências” surge como inspiração, baseada em momentos, bons e maus que ficaram registados na memória e que agora são apresentadas em tela. "Num ano em que começamos a deixar algumas restrições impostas pela pandemia, decidimos apresentar uma exposição cheia de cor, em que cada trabalho representa um pouco da história de vida de cada criança ou jovem participante”, destaca o comunicado da instituição.
A parceria entre o Camões - Centro Cultural Português e a Escola Portuguesa de Luanda conta com 11 anos de existência, e segundo Cecília Martins, coordenadora da iniciativa Arte na Escola e do Plano Nacional das Artes, através desta iniciativa, todos os anos "a Arte vem para rua dar-se, doar-se e mostrar-se atrevida como ela é, à cidade, aos Luandinos”. Representa uma oportunidade para a escola sair das suas fronteiras naturais que é o perímetro escolar e a comunidade educativa e envolver-se também com outros públicos.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginNove conjuntos de pinturas rupestres na província do Namibe foram classificadas como património histórico-cultural nacional, elevando o seu grau de protecção e valorização, segundo um decreto executivo do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente.
Antes mesmo de desembarcarmos, quando o barco chega à ilha, não temos dúvidas nenhumas: ela faz parte desses sítios, situados na costa de Dakar, que é preciso visitar para compreender a história da cidade e do país, a sua vocação continental, especificamente em relação aos outros países da África Ocidental, que a situa como um dos “ventres” das diásporas africanas, que hoje existem pelo mundo.
O líder da FNLA, Nimi a Simbi, apelou, na cidade do Uíge, aos representantes do seu partido na província, mais trabalho e empenho na mobilização de militantes, simpatizantes, amigos e a população para assegurar o voto a 24 deste mês.
Um total de 296 denúncias de violência contra a criança foi recebido, de 29 de Julho a 4 deste mês, em todo o país, pelo serviço de denúncia “SOS-Criança”, terminal telefónico 15015, disse, segunda-feira(08), em Luanda, a porta-voz do Instituto Nacional da Criança (INAC).
O candidato a Presidente da República do Partido de Renovação Social (PRS), Benedito Daniel, prometeu que caso vença as próximas eleições gerais criar projectos sustentáveis para desenvolver e alavancar a agricultura familiar na Lunda-Norte.
Os centros de aconselhamento familiar e salas de atendimento às vítimas de violência registaram, no primeiro semestre deste ano, um aumento de 531 casos, se comparados ao ano passado, no mesmo período, informou, ontem, a secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher.