Os fundamentos da cooperação entre os diferentes países e regiões que usam a língua portuguesa como idioma oficial vão muito além deste último. Tais países e comunidades são chamadas “lusófonas”, o que é um equívoco, desde logo, porque em todos eles (incluindo Portugal) são faladas igualmente outras línguas.
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve dois cidadãos estrangeiros que se dedicavam à adulteração das datas de validade de sacos de arroz, no município de Viana, em Luanda, uma realidade que, no fundo, já não traz nada de novo.
Qualquer partido ou político que não penetra no mais absoluto âmago do Marketing político ou eleitoral, não domina, nem os aplica, vai ser, “tarde ou cedo”, derrotado do “tapete político” no primeiro round, recebendo um K.O. e experimentando dores intermináveis. Portanto abdicar destas ferramentas (Marketing Político e Eleitoral) constitui um desacerto de estratégia política. Mas conhecê-laspressupõe estudá-las enquanto conhecimento científico.
O Marketing é uma arte, mas é fundamentalmente uma ciência. O seu grande papel é o de identificar oportunidades, contextos, vantagens e se encarrega de interpretar as aspirações e a necessidade de pessoas para depois as resolver. Pode-se dizer que é um método de gestão, embora a sua função visa acudir as necessidades da sociedade, prima também por um processo de troca, ou seja, um político ou partido resolve as necessidades apuradas numa determinada população alvo e esta deposita a sua confiança por meio do voto.
De acordo com Ivana Carneiro Almeida, Marketing Político "... é a arte de informar e comunicar com o eleitor; orientar e direccionar as ideias do partido, candidato e Governo, em função das necessidades identificadas”. Para Kotler, precursor desta matéria, prefere defini-la como "a actividade voltada a resolver e satisfazer as necessidades e desejos”. Contudo, a actividade de um candidato ou de um partido deve visar o "lucro”, ou seja, a troca. Dar ao cidadão para depois receber do eleitor. A oferta aqui não deve ser entendida apenas por bens materiais, mas por actos ou qualquer benfeitoria que visa beneficiar o povo ou militante. Quando um partido apresenta uma série de actividades deve obrigatoriamente prever e arrecadar vantagens. É importante que os partidos saibam os problemas mais desconhecidos para ser uma carta de trunfo.
Por outro lado, para se evitar badernas os partidos devem nesta pré-campanha dialogar constantemente com o povo, entreter-se com actos culturais, desportivos, dando a conhecer o seu rosto, a sua voz e o seu verdadeiro caminho da jornada diária. Porque o silêncio de um partido na pré-campanha provoca surpresa na campanha, ocasiona cepticismo e encoraja a convulsão pós-eleitoral. Por isso é importante que os partidos tracem várias visões sobre o Marketing político e eleitor.
Primeira visão: Marketing Político – visa a formação da imagem de longo prazo, ocorre sempre no momento em que um determinado político se dedica às acções administrativas com vista a condizer com uma situação de uma população.
Segunda visão: Marketing Eleitoral – traça-se ao curto prazo, ou seja, cria estratégias, técnicas de modo que um candidato possa obter grande aceitação e ganhe as eleições.
Terceira visão: o Marketing político é um instrumento à disposição permanente que serve para o acto de manutenção ao povo, já o Marketing Eleitoral é um instrumento comunicativo do momento das eleições, cujo papel é o de convencer a população votante para que a sua decisão recaia pelo seu candidato.
Quarta visão é importante considerarmos que o marketing político cria estratégias constantes para estabelecer o vínculo de familiaridade entre o cidadão, partido e candidato. Já o marketing eleitoral tem como estratégias focadas ao eleitor, sua intenção é fazer com que o eleitor faça a escolha certa quanto ao candidato como ao partido.
Quinta visão: com o Marketing Político é possível que o partido seja conhecido pela população ideologicamente, deste modo servir-se então para que se pesquise as necessidades das pessoas e se renove o partido, de modo a estar pronto a debater qualquer assunto com qualquer comunidade, sendo que o Marketing Eleitoral, exceptuando a questão de eleger partidos e candidatos, aumenta a capacidade política dos militantes quando não se vence uma empreitada.
Há muito boa gente que confunde Marketing com a publicidade e com a propaganda. O primeiro é uma ciência que estuda o mercado e actua colhendo os seus objctivos, preocupando-se com rigor sempre pela troca e a boa imagem a ser apresentada; o segundo visa anunciar um produto ou serviço de modo animador e entreter com maior intensidade e o terceiro preocupa-se em comunicar com a retórica e a astúcia.
Ngola Nobre
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA aposta no crescimento económico,Crescimento da população Biodiversidade e Cultura são dimensões que revelam a grandeza de uma nação e reflectem as principais orientações de política no que concerne ao desenvolvimento sustentável dos países, em que a noção de convergência e equilíbrio está patente nos objectivos e metas definidas até 2030.
O fusca (viatura de marca Volkswagen) parado numa das ruas de Addis Abeba, onde existe um hotel com o nome de um Presidente americano, não passa despercebido: está à venda como um objecto de antiquário, nunca desprezado, prestes a ser revalorizado.
"Não são admitidos nas assembleias de voto, devendo ser retirados pelas forças de ordem pública, cidadãos que se apresentem manifestamente embriagados, sejam portadores de qualquer arma ou estejam a perturbar a ordem e tranquilidade das assembleias de voto, dentro de um raio de 500 metros", assim dispõe o número 2 do Artigo 107.º, sobre a Garantia de Ordem Pública, da Lei n º 36/11, de 21 de Dezembro - Lei Orgânica sobre as Eleições Gerais.
A 15 de Agosto de 2022, cerca de 1,3 biliões de habitantes da Índia celebram o 75º aniversário da Independência da Índia dos dois séculos de domínio imperialista. A Independência da Índia ocorreu através de uma luta não violenta liderada por Mahatma Gandhi e muitos outros líderes que têm sido inspiração para as lutas pela liberdade em todo o mundo.
O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, mostrou-se regozijado pela “vitória inédita” de Angola no Prémio SADC de Jornalismo 2022 anunciada, hoje, em Kinshasa, RDC, onde decorre a 42ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.
Angola começa a realizar transplante de órgãos a partir do primeiro trimestre do próximo ano, como anunciou a ministra da Saúde, no final da reunião Plenária de encerramento da 5ª Sessão Legislativa da IV Legislatura da Assembleia Nacional, realizada segunda-feira, em Luanda.
O candidato a Presidente da República pelo Partido NJANGO, Dinho Chingungi, prometeu esta terça-feira, em Malanje, caso o seu partido ganhe as eleições de 24 deste mês, transformar a província da Palanca Negra num "grande" pólo turístico, para garantir emprego aos jovens.