Sociedade

VIS Angola aposta na redução da malnutrição

Madalena Quissanga

Jornalista

A Organização Não-Governamental italiana VIS Angola está a trabalhar para reduzir os índices de malnutrição registados no país, através da implementação do projecto NutriAcção, informou, domingo, o coordenador da organização no país.

01/04/2024  Última atualização 08H51
Coordenador do projecto anunciou a formação de técnicos © Fotografia por: Edições Novembro

Sérgio Pitocco explicou que a implementação do projecto resulta do apoio da União Europeia, para dar resposta à situação de malnutrição e mitigar os efeitos deste mal que afecta as crianças, do zero aos cinco anos, de forma relevante.

O projecto NutriAcção, avançou, é direccionado, especialmente às comunidades e autoridades locais, de forma a garantir uma melhor nutrição materno-infantil em Angola. "A iniciativa vai reduzir a incidência da malnutrição, através de uma abordagem multissectorial integrada, com a mobilização social, política e da melhoria dos casos de malnutrição nas comunidades”.

"O projecto não terá somente acções de implementação de tratamento de malnutrição, mas, também, de prevenção, mobilização comunitária, campanhas informativas e formações das comunidades, de forma a recorrerem aos alimentos saudáveis para criarem hábitos alimentares diferentes e saudáveis”, destacou.

O programa, esclareceu, tem duração de dois anos e seis meses e vai beneficiar cinco mil crianças de várias famílias na província de Luanda, em particular do município do Kilamba Kiaxi, do Distrito Urbano do Sambizanga e nas províncias do Huambo e Moxico.

Durante a implementação do projecto, garantiu, vão ser formados 220 técnicos, nas províncias do Moxico, Luanda e Huambo, para ajudar a partilhar conhecimentos com as comunidades. "A meta é focar nas províncias com o maior índice de malnutrição”. A ONG VIS pertence à família dos Salesianos de Dom Bosco e pastoral das crianças. O projecto vai ser implementado em parceria com a Obra Divina Providência.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade