Sociedade

Vírus confinado em dois municípios da província

Weza Pascoal | Menongue

Jornalista

A cidade de Menongue e a sede municipal de Cuangar, situada junto à fronteira com a Namíbia, são as únicas localidades da província do Cu-ando Cubango que até ao momento registaram casos positivos de Covid-19, desde o surgimento do primeiro caso em Angola, em Março de 2020.

10/03/2021  Última atualização 11H32
© Fotografia por: DR
O porta-voz da Comissão Multissectorial de Prevenção e Combate à Covid-19, João Chihinga, disse que durante o período em referência, Menongue registou 128 casos positivos do novo coranavírus e o município de Cuangar teve apenas um único caso, com o vínculo epidemiológico a partir da capital do Cuando Cubango.  Graças à pronta intervenção das autoridades sanitárias locais, o cidadão  ficou curado.
Actualmente, a província do Cuando Cubango tem apenas três casos positivos da doença que são assintomáticos. Dos 129 infectados quatro morreram, 122 estão livres da doença e três permanecem em quarenta domiciliar.

O primeiro caso de Covid-19 foi detectado na cidade de Menongue em Setembro de 2020, cinco dos quais foram importados da província do Bié, dois do Huambo, um da Huíla, outro  de Luanda e os restantes são de contaminação local, perfazendo um total de 129 pessoas infectadas com a doença. O Bairro Azul, arredores da cidade de Menongue, lidera as estatísticas com o registo de 11 casos positivos, Bairro Novo com nove doentes, Castilho (oito), Futungo (sete), Jubileu, Bom-Dia, 45 casos, Popular, Paz e o centro da cidade com seis casos cada. Seguem-se os bairros Chivonde, 4 de Abril, Tomás, Banda Velha (cinco casos cada), 23 de Março e 1º de Maio com quatro.

Fez saber que no período em balanço, 1.595 cidadãos cumpriram quarentena domiciliar e institucional estavam em isolamento 456, acrescentando que presentemente 10 pessoas encontram-se confinadas em  residências devido ao contacto que tiveram com estes três últimos casos positivos da Covid-19.
Foram recolhidas 5.311 amostras com zaragatoa, 129 das quais testaram positivo à Covid-19, 4.447 tiveram resultados negativos e 70 amostras estão em processamento no Laboratório de Biologia Molecular instalado na província do Huambo.

De acordo com o porta-voz da comissão, foram ainda realizados 835 testes rápidos, dos quais 790 com resultados não reactivos, 33 foram reactivos a IGG, nove reactivos a IGG-IGM e três reactivos a IGM. Actualmente, a província tem  em stock dois mil testes rápidos.
João Chihinga afirmou que foi realizada  testagem massiva em várias instituições, como hospitais, órgãos de defesa e segurança,  bancos, Caminhos-de-Ferro de Moçâmedes, institutos médios e superiores e nos mercados paralelos, estando agendada para hoje a testagem a moto-taxistas.
Foram ainda criados pontos de rastreio em todas as entradas da província, sobretudo nos pontos de entrada.

 "Estamos a realizar, igualmente, testagens por iniciativa individual, principalmente dos cidadãos que pretendem deslocar-se para as zonas com cerca sanitária, sobretudo para a província de Luanda”, referiu.
Medidas de biossegurança
João Chihinga manifestou-se preocupado com um certo relaxamento da população no que diz respeito ao cumprimento das medidas de biossegurança, sobretudo em lojas, supermercados, mercados paralelos e noutros aglomerados. "Muitas pessoas já não obedecem ao distanciamento social, nem fazem uso de máscara facial ou a higienização das mãos”, referiu.

O porta-voz considerou bastante preocupante o facto de muitas pessoas continuarem a ignorar a existência da doença, numa altura em que Angola já registou  casos da nova estirpe da África do Sul e da Inglaterra. "Temos notado grandes aglomerados de pessoas nos mercados, bancos comerciais, restaurantes, ruas e lojas, sem se importarem com o uso de máscaras”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade