Como ponto de partida, vale referir que estamos perante um tema delicado, já que as causas da indisciplina ultrapassam o âmbito escolar, pedagógico, psicológico, psicanalítico e mesmo social, ou seja, estamos perante um fenómeno que não se pode estudar de forma isolada (Aquino, 2000).
A violência contra as raparigas e rapazes está entre as questões mais urgentes para a protecção da criança em Angola, considera o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Certos tipos de castigos corporais são ainda uma prática aceite por algumas famílias, escolas e centros de assistência. E a juntar-se a isso, há também um tipo de violência contra a criança que tem aumentado significativamente: o fenómeno de acusações de feitiçaria. Mas é sobre a violência sexual contra as crianças que nos vamos debruçar hoje.
Quase todas as semanas, o Instituto Nacional da Criança (INAC) reporta o registo de casos de meninas estupradas, na maior parte dos casos por pessoas que deveriam estar na linha da frente da sua protecção: familiares, professores ou vizinhos.
Entretanto, uma Campanha Nacional de Prevenção e Combate à Violência Sexual contra a Criança, iniciada em Março de 2021, contribuiu para a redução dos casos, segundo dados divulgados, na quinta-feira, pela secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher, Alcina Kandanda.
Desde o início da campanha, até ao momento, foram registados 7.299 casos de violência contra a criança, sendo Luanda, Benguela, Huambo, Zaire e Huíla as províncias com o maior número de denúncias.
Apesar de continuar a ser um número que ainda preocupa, os dados demonstram que a campanha, sobretudo na segunda fase, contribuiu para a diminuição dos casos, com uma diferença de 2.113 vítimas.
Na primeira fase da campanha, decorrida até Março do ano passado, registaram-se 4.706 casos, enquanto na segunda, de Março de 2022 ao mês e ano em curso, foram cadastradas 2.593 ocorrências.
Estes resultados indicam-nos que se houver mais trabalho das equipas de profissionais integrados nos diferentes órgãos do Estado e nas diferentes instituições da sociedade civil que levam a mensagem de sensibilização às famílias e instituições públicas, podemos mudar o triste cenário de ouvir, quase que diariamente, relatos sobre crianças violadas sexualmente.
Para esta empreitada, o Executivo, por intermédio do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, prevê a implementação de um novo Plano de Acção que visa a prevenção e combate da violência contra a criança, estando, neste momento, em fase de recepção de contribuições.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Mister Cunene 2022, Aguinaldo Samuel Ngulana, mostrou ser um homem ligado às boas causas. O detentor da faixa de homem mais belo da província do Cunene, realizou no sábado, uma acção de solidariedade, que incluiu 70 famílias da comunidade Khoisan de Ondova e da sede da comuna de Oshimolo, no município do Cuanhama.
O reverendo e académico angolano Paulo Carvalho, que participou do colóquio “Mentes Brilhantes” organizado pela universidade de Oxford, na Inglaterra, foi recebido, esta terça-feira, pelo embaixador de Angola no Reino Unido, Sachipengo Nunda, numa clara demonstração de satisfação pelo resultado alcançado pelo também académico.
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, incentivou, esta terça-feira, as associações e agentes desportivos a dinamizarem as diversas modalidades desportivas na província.
O primeiro grupo de 451 estudantes finalistas do Instituto Superior Politécnico Privado de Menongue (ISPPM) começaram, na segunda-feira, a defenderem os trabalhos de fim curso em comunicação social, psicologia, economia e engenharia informática e direito.
Pelo menos, 4.434 famílias carenciadas do município do Rivungo, que dista há mais de 700 quilómetros da capital do Cuando Cubango (Menongue) começam a beneficiar, a partir de primeira quinzena do mês de Abril, das transferências sociais monetárias, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social, denominado Kwenda.
Uma delegação do Ministério da Cultura chefiada pelo director nacional das Comunidades e Instituições do Poder Tradicional, Albano Cufuna, trabalha, esta terça-feira, na localidade de Muculo-a-Ngola, onde vai avaliar as condições para a edificação do memorial e requalificação dos túmulos do Reino do Ndongo, designadamente, Rainha Njinga Mbande, Ngola Kiluanje e Mbingue a Mbande, que jazem naquela localidade histórica, que dista a mais de 200 quilómetros a norte de Malanje.
Os Estados Unidos da América (EUA) vão apoiar com 100 milhões de dólares na próxima década a luta contra o terrorismo na África Ocidental, anunciou, esta terça-feira, a vice-presidente, Kamala Harris.
O embaixador dos Estados Unidos da América em Angola, Tulinabo Mushingi, destacou, esta terça-feira, em Luanda, a dimensão da Edições Novembro no sector da comunicação social angolana, durante uma visita à empresa.