Cinco pessoas morreram e outras 12 ficaram feridas, nesta sexta-feira, na sequência de um acidente de viação no morro do Chingo, município do Sumbe, Estrada Nacional-100, cujo acidente de colisão frontal e lateral envolveu seis viaturas de marcas diversas.
A violência doméstica é um dos principais problemas que provoca a desestruturação das famílias residentes na província do Bengo, avançou, este domingo, em Caxito, a directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género (GASFIG).
Cândida dos Santos, que falava ao Jornal de Angola por ocasião do Dia Internacional da Família, assinalado este domingo, disse que a instituição que dirige aposta na divulgação da Lei contra a Violência Doméstica para reduzir, por exemplo, o número de casos de fuga à paternidade, que lidera a lista das principais causas que levam à destruição das famílias, nesta região do país.
"No Bengo, o número de denúncias sobre os casos de fuga à paternidade crescem à cada dia que passa e os efectivos da ordem e segurança pública (polícias e militares) são os mais visados. Por isso decidimos apostar mais na divulgação da Lei contra a Violência Doméstica”, referiu.
Acrescentou que a divulgação da Lei contra a Violência Doméstica deve passar pela potencialização das salas de aconselhamento e de todos os seus parceiros sociais (autoridades tradicionais, igrejas, comissão de moderadores), no sentido de trabalharem juntos na consciencialização das famílias.
Segundo Cândida dos Santos, todos os casos de violência doméstica que o GASFIG no Bengo tenta resolver, mas não encontra solução, são encaminhados ao Tribunal do Dande.
"Muitas vezes chamamos as famílias, com objectivo de ajudá-las a resolver os problemas. Mas nem sempre obtemos êxitos e quando assim acontece encaminhamos o caso ao Tribunal do Dande, para o devido tratamento. Temos salas de aconselhamento em todos os municípios”, disse.
O director do GASFIG no Bengo afirmou que o município do Dande regista o maior número de casos de violência doméstica, seguindo-se o Nambuangongo.
Conselho Provincial da Família
O vice-governador do Bengo para o sector Político, Económico e Social, José Bartolomeu,apelou,sexta-feira, no munícipio dos Dembos, aos casais, no sentido de manterem uma relação saudável, permanecendo unidos na preservação familiar.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve, nesta quarta-feira, um médico do Hospital Provincial do Uíge, por actos de corrupção e recebimento de indevido de valores para a comparticipações na compra de sémis prótese e fio de aço no valor 70 mil kwanzas.
A representante adjunta do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Mamiosa Rangers, garantiu, segunda-feira, na cidade do Sumbe, que a instituição vai ajudar a melhorar o programa de subvenção para sector da Saúde no país, através do Fundo Global.
Arrancou, nesta terça-feira, no município do Soyo, província do Zaire, as obras de construção da primeira fábrica de fertilizantes do país, orçada em 2.2 mil milhões de dólares a ser erguida num prazo de quatro anos.
O pagamento do Imposto sobre os Veículos Motorizados (IVM) foi prorrogado até o dia 8 de Julho do corrente, sendo a data limite para o pagamento sem multa, anunciou, sexta-feira, a Administração Geral Tributária (AGT).
Os passageiros de voos com destino ou escala em Portugal deixam de ter de apresentar o certificado digital ou teste negativo à Covid, informou esta sexta-feira a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).
Dois meses depois de ter sido internada, no Hospital Josina Machel, Eva Faria Lourenço, uma adolescente que tinha vários nódulos cruzados nos seios, já foi operada, quarta-feira(30), numa intervenção que durou cerca de cinco horas.
A CASA-CE apresenta, publicamente, o seu manifesto eleitoral e programa de governo apenas no dia 9 de Julho, durante um acto político de massas a ter lugar em Luanda, refere uma nota da coligação enviada ao Jornal de Angola.
O Governo prevê realizar um censo piloto em 2023, um ano antes do Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH) a ser realizado em 2024, informou quarta-feira(30), em Luanda, o secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis.