O Chefe de Estado, João Lourenço, efectua, neste momento, uma visita à sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa (Portugal) na qualidade de Presidente em exercício daquela organização.
O diplomata angolano Fidelino Peliganga foi acreditado, esta terça-feira, em Assunção, como embaixador não residente no Paraguai, tendo feito a entrega das cartas credenciais ao Chefe de Estado daquele país, Mário Abdo Benítez, noticiou a Angop.
O Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe elogiou, esta segunda-feira, em Luanda, a sapiência e maturidade dos angolanos na conquista da paz definitiva em 2002, salientando que a proeza testemunha a capacidade de harmonizar posições desavindas.
Ao discursar na reunião plenária solene convocada por ocasião da visita de Estado de três dias ao país, Carlos Manuel Vila Nova considerou o 4 de Abril, consagrado à Paz e à Reconciliação Nacional (4 de Abril de 2002) como a mais decisiva conquista do povo angolano do pós-Independência.
"Foi um marco muito inspirador e ensinamento para África e o mundo", afirmou o Chefe de Estado são-tomense, que destacou os "excelentes laços históricos de amizade e irmandade” entre os dois povos, desde os primórdios da luta pela Independência.
Entre os vários testemunhos de fraternidade demonstrados por Angola, Carlos Vila Nova destacou o contributo na formação das forças de Defesa e Segurança são-tomenses em 1980, quando estas se encontravam ainda no estado embrionário.
Ao longo da intervenção, o estadista também falou dos efeitos do conflito armado no Leste europeu, das consequências económicas provocadas pela pandemia da Covid-19 à economia mundial e dos desafios do continente africano, sobretudo, nos domínios da Saúde, Educação e saneamento básico.
Defendeu, a propósito, a pacificação de África e o diálogo como principal instrumento para a resolução dos conflitos armados. Sublinhou que África, pelas riquezas dos solos e subsolos, recursos marinhos, juventude, cultura vibrante, património material e imaterial deve tornar-se numa "verdadeira" frente mundial de desenvolvimento.
O Chefe de Estado são-tomense disse que a criação da Zona de Comércio Livre é uma porta de esperança e uma oportunidade para o continente ser artífice e artesão do próprio quotidiano e futuro.
"África precisa de reescrever a história, recuperar o seu verdadeiro lugar e reconquistar a dignidade compatível com a sua dimensão e potencial", afirmou Vila Nova, realçando que o continente possui uma "significativa" população jovem, capaz de responder aos desafios nos sectores do Empreendedorismo, Tecnologia Digital e Protecção do Ambiente.
Para o Chefe de Estado são-tomense, a União Africana tem a missão histórica de levar o continente a patamares de desenvolvimento que proporcionem uma "existência condigna" dos seus filhos.
"A União Africana não pode falhar no cumprimento dos seus objectivos", alertou Carlos Vila Nova, lembrando que a cada um dos Estados devem ser exigidas responsabilidades no cumprimento dos deveres.
Sede da Assembleia Parlamentar da CPLP
O presidente da Assembleia Nacional anunciou, ontem, a abertura, em Luanda, da instalação da sede do Secretariado Permanente da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
No discurso de boas-vindas ao Parlamento do Presidente são-tomense, Fernando da Piedade Dias dos Santos indicou que o Secretariado Permanente da Assembleia Parlamentar da CPLP funcionará nas instalações do Palácio da Assembleia Nacional, onde já estão criadas todas as condições.
Sublinhou o desejo da Assembleia Nacional (AN) dinamizar, no plano bilateral, o Acordo de Cooperação com a congénere são-tomense, assinado pela primeira vez em 2004, para a consolidação dos laços culturais, de amizade, fraternidade e de cooperação parlamentar.
A AN pretende, no plano bilateral, estreitar relações com a congénere são-tomense ao nível da assistência técnica, troca de experiência entre parlamentares e as administrações que auxiliam a actividade parlamentar, referiu Fernando da Piedade Dias dos Santos, acrescentando que no plano multilateral são privilegiadas as concertações de posições, consultas e trocas de informação no quadro das participações dos dois Parlamentos em fóruns internacionais.
Delegações parlamentares avaliam cooperação
Ontem de manhã, antes da ida de Carlos Vila Nova ao Parlamento, delegações parlamentares dos dois países reuniram para a troca de experiências nos domínios bilateral e multilateral e traçar estratégias de cooperação.
A vice-presidente da Assembleia Nacional, Emília Carlota Dias, disse que durante o encontro foi feita uma "profunda abordagem" sobre o dia-a-dia nos dois Parlamentos, contacto com eleitorado e questões ligadas à administração parlamentar.
Destacou que os dois países mantêm "relações históricas profundas", que também passam pela cooperação parlamentar, que data de 2004. O lado são-tomense esteve encabeçado pelo primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional, Guilherme Octaviano Viega dos Ramos, para quem "foi muito fácil" o entendimento entre as partes, devido aos "excelentes laços umbilicais” de amizade que unem ambos povos.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Egipto está interessado em reforçar a cooperação com Angola no domínio da formação de quadros diplomáticos, para que os dois países consigam, cada vez mais, ter maior representatividade nas organizações regionais e internacionais, declarou, esta terça-feira, em Luanda, o embaixador egípcio.
Um grupo de 100 Agentes de Educação Cívica Eleitoral entra em actividade, esta semana, em Menongue (Cuando Cubango), com objectivo de sensibilizar os cidadãos habilitados a votar nas Eleições Gerais de 24 de Agosto próximo.
O secretário do PRS na província do Huambo, António Solya Selende, apelou, esta terça-feira, o eleitorado a se deslocar às assembleias de voto com civismo e urbanidade, abstendo-se de qualquer acto de intolerância e arruaça.
A execução de propostas apresentadas por munícipes de Benguela, no quadro do Orçamento Participativo, ajudou a transformar a vida de muitas comunidades da província de Benguela, reconheceu, ontem, a directora provincial da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA).
A Selecção Nacional está apurada, de forma inédita, para os quartos-de-final da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, apesar da derrota, por 21-33, diante da similar da Alemanha, em partida referente ao Grupo III do ' Main Round' (Grupo Principal).
O seleccionador nacional sénior masculino de basquetebol, Pep Clarós, pode divulgar, esta noite, os doze jogadores convocados para a disputa da terceira janela FIBA de qualificação africa-na para o Campeonato do Mundo'2023, na Ásia.
Cerca de três mil milhões de kwanzas é o valor que vai custar a construção de três centros materno-infantis de referência nos bairros 22 de Janeiro, Alto Kifangondo e Paz nos Mulenvos, em Ca-cuaco, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção no Municípios (PIIM).
O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) está reunido, desde terça-feira , em Conselho Consultivo, na cidade do Lu-bango, província da Huíla, para definir as metas do próximo quinquénio 2023-2027.
O musicólogo e compositor angolano Víctor Gama apresenta, a partir de amanhã, no deserto do Namibe, o projecto “Tectonik: Tômbwa - Café Mito da Utopia”, que inclui uma exposição “pop-up”, um laboratório de pesquisa e a projecção de filmes, numa das ruínas das casas de cantoneiros, junto à estrada entre Moçâmedes e o município do Tômbwa.